Outros contornos para a formação docente em música:

biografia músico-educativa como uma proposta de pesquisa-formação

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v25.82498

Keywords:

Formação docente em música, Licenciatura em Música, Pesquisa (Auto)Biográfica

Abstract

Esse artigo sustenta a necessidade de uma formação docente em música que ultrapasse as fronteiras disciplinares dos conhecimentos que a permeiam. Localizamos, a partir de dados coletados por uma pesquisa desenvolvida nos últimos cinco anos, uma crescente e recorrente problemática nesse campo: a importância do diálogo entre teoria e prática. Porém, nesse recorte, defendemos um entendimento amplo de superação dessa dicotomia, para além do ensino de elementos técnicos e estritamente musicais, alinhando-se a um entendimento de educação musical alargado, com vistas a atender o seu compromisso humano, ético e político (Bellochio, 2016, Bowman, 2002). Como provocação, apresentamos a pesquisa-formação, mediante o trabalho com a biografia músico-educativa (Almeida 2019, 2021a, 2021b, 2022), como uma possibilidade para que essa formação seja trabalhada ao mobilizar processos de conhecimento, reflexividade, autonomia, responsabilização e comprometimento das pessoas em situação de formação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jéssica Almeida, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil jessica.almeida@unb.br

Professora do Curso de Licenciatura em Música da Universidade de Brasília (UnB) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Doutora em Educação (Linha de Pesquisa Educação e Artes) pela Universidade Federal de Santa Maria (2019), Mestre em Educação (2016) e Licenciada em Música (2012) pela mesma instituição. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto)Biográficas em Educação Musical (GEPAEM) a partir do qual desenvolve pesquisas sobre a formação e atuação de professores, especialmente, de música, em diferentes contextos a partir de abordagens (auto)biográficas. Integra a diretoria da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) como secretária e representa o estado Roraima no Fórum Latinoamericano de Educação Musical (Fladem).

Ziliane Lima de Oliveira Teixeira, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, Alagoas, Brasil ziliane.teixeira@ichca.ufal.br

Professora Adjunta no Curso de Música da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), atuando nas áreas de Educação Musical e Estágio Supervisionado. É Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Mestra em Música pela Universidade de Aveiro, Portugal (2011). Líder do grupo Laboratório de Pesquisas e Práticas em Educação Musical (LaPPEM - CNPq) vinculado ao Curso de Música da UFAL, tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, pedagogia da música e pesquisas (auto)biográficas. Integra o Movimento (Auto)Biográfico em Educação Musical no Brasil e faz parte da diretoria da Associação Brasileira em Educação Musical (ABEM).

Published

2025-10-23

How to Cite

ALMEIDA, Jéssica; LIMA DE OLIVEIRA TEIXEIRA, Ziliane. Outros contornos para a formação docente em música:: biografia músico-educativa como uma proposta de pesquisa-formação. MÚSICA HODIE, Goiânia, v. 25, 2025. DOI: 10.5216/mh.v25.82498. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/82498. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Dossier: Music, Curriculum, and Interdisciplinarity: Research Results in Brazil and Spain