A Integração de tecnologias digitais na educação musical secundária a partir das perspectivas dos professores: uma análise de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v25.82088

Palavras-chave:

tecnologias digitais, educação musical, treinamento de professores, ensino médio, revisão de escopo

Resumo

Nos últimos anos, a integração das tecnologias digitais na vida cotidiana transformou os processos de ensino e aprendizagem. Na educação musical, o conhecimento e as estratégias dos professores ativos e em formação para fazer uso efetivo das possibilidades da tecnologia têm sido questionados. O objetivo deste artigo foi analisar a literatura científica sobre esse tópico no ensino médio de música para detectar as perspectivas e necessidades de ensino. Foi realizada uma pesquisa sistemática da produção científica da Web of Science até 2024. Após a seleção e análise de uma amostra de 28 artigos, os dados foram categorizados em conhecimento, usos e considerações curriculares. Os principais resultados mostraram que a falta de treinamento, as atitudes, a acessibilidade dos recursos ou as deficiências curriculares dos professores, juntamente com outros fatores, condicionaram a incorporação efetiva da tecnologia. Foi destacada a necessidade de pesquisa e ação sobre os fatores condicionantes para desenvolver a perspectiva pedagógica, musical e tecnológica na prática de ensino dos professores de música e, assim, contribuir para a educação musical de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alicia Franch Belmonte, Alicia Franch-Belmonte Universitat Jaume I, Castellón, España abelmont@uji.es

Alicia Franch é estagiária da equipe de ensino e pesquisa do Programa de Doutorado em Educação da Universitat Jaume I (Castellón, Espanha), contratada pelo Ministério da Ciência, Inovação e Universidades. Atualmente está desenvolvendo uma tese de doutorado sobre a integração de tecnologias digitais na educação musical. Graduada em Ensino de Educação Primária e Mestre em Ensino de Educação Secundária, ambos com especialização em música, pela mesma universidade. É licenciada em Educação Artística Superior pelo Conservatório Superior de Castellón, com especialização em execução de clarinete. Recebeu uma subvenção do Ministério da Educação e Formação Profissional para colaborar com os grupos de pesquisa LIFE (Physical Activity, Fitness and Health) e Q-HEART (Quality of Life and Sustainable Development through Music and the Arts), da Universitat Jaume I. É vencedora do V Prêmio UJI de Compromisso Social - Banco Santander na modalidade TFM.

Diego Calderón-Garrido, Universitat de Barcelona, España dcalderon@ub.edu

Diego Calderón Garrido é Professor Titular na Universitat de Barcelona, no Departamento de Didácticas Aplicadas da Faculdade de Educação. Suas principais linhas de investigação concentram-se na didática da música e no uso de tecnologias digitais na educação. É autor de mais de 120 artigos em revistas indexadas (60 deles em JCR/SCOPUS), além de cinco livros e diversos capítulos. Participou em quase 30 projetos de investigação competitivos, incluindo colaborações nacionais e europeias, e orientou várias teses de doutorado. Atualmente, coordena o Mestrado de Formação de Professores do Ensino Secundário na UB e é secretário do Institut de Recerca en Educació. Sua trajetória combina docência universitária, pesquisa aplicada e transferência de conhecimento no campo da educação musical.

Ana M. Vernia Carrasco, Universitat Jaume I, Castellón, España vernia@uji.es

Doutora pela Universitat de Barcelona e Licenciada em Trompete pelo Conservatori Superior Municipal de Música de Barcelona. Possui Diploma de Estudos Avançados pela Universitat Politècnica de València, Pós-graduação em Relações Culturais Internacionais (Universitat de Girona/Organização dos Estados Ibero-americanos), Mestrado Internacional em Comunicação e Educação e Mestrado em Novas Tecnologias da Comunicação e Informação aplicadas à Educação Musical (Universitat Autònoma de Barcelona). É certificada e bacharel no método Dalcroze. Atualmente é Professora e Investigadora na Universitat Jaume I, onde leciona Didática da Expressão Musical e colabora no Mestrado de Formação de Professores. Coordena o Grupo de Pesquisa Q-HEART, a Cátedra L’Alcora de Pesquisa Musical e Qualidade de Vida, e projetos reconhecidos pela UNESCO, como Learning Cities. É Presidenta da Sociedade para a Educação Musical do Estado Espanhol (SEM-EE). Dirige ainda o projeto Músiques per a la Vida, voltado para qualidade de vida e prevenção de demências por meio da educação musical ativa. Recebeu diversos prêmios de pesquisa relacionados à música e à saúde, incluindo distinções sobre Alzheimer, e tem participado como conferencista em conservatórios e universidades nacionais e internacionais. Realizou estágios de investigação na Universitat de Barcelona, University of West London, University of Illinois (EUA) e University of Roehampton.

Publicado

2025-09-02

Como Citar

FRANCH BELMONTE, Alicia; CALDERÓN-GARRIDO, Diego; VERNIA CARRASCO, Ana M. A Integração de tecnologias digitais na educação musical secundária a partir das perspectivas dos professores: uma análise de escopo. Música Hodie, Goiânia, v. 25, 2025. DOI: 10.5216/mh.v25.82088. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/82088. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos