A Integração de tecnologias digitais na educação musical secundária a partir das perspectivas dos professores: uma análise de escopo
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v25.82088Palavras-chave:
tecnologias digitais, educação musical, treinamento de professores, ensino médio, revisão de escopoResumo
Nos últimos anos, a integração das tecnologias digitais na vida cotidiana transformou os processos de ensino e aprendizagem. Na educação musical, o conhecimento e as estratégias dos professores ativos e em formação para fazer uso efetivo das possibilidades da tecnologia têm sido questionados. O objetivo deste artigo foi analisar a literatura científica sobre esse tópico no ensino médio de música para detectar as perspectivas e necessidades de ensino. Foi realizada uma pesquisa sistemática da produção científica da Web of Science até 2024. Após a seleção e análise de uma amostra de 28 artigos, os dados foram categorizados em conhecimento, usos e considerações curriculares. Os principais resultados mostraram que a falta de treinamento, as atitudes, a acessibilidade dos recursos ou as deficiências curriculares dos professores, juntamente com outros fatores, condicionaram a incorporação efetiva da tecnologia. Foi destacada a necessidade de pesquisa e ação sobre os fatores condicionantes para desenvolver a perspectiva pedagógica, musical e tecnológica na prática de ensino dos professores de música e, assim, contribuir para a educação musical de qualidade.







