Efeitos da educação musical no desenvolvimento emocional de adolescentes de 10 a 18 anos. Uma revisão sistemática
Una revisión sistemática
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v22.68847Palavras-chave:
Educación emocional, Educación musical, Contexto escolar, Adolescentes, Revisión sistemáticaResumo
Nas últimas décadas, estudos sobre a capacidade da música de gerar emoções em humanos foram sistematizados. O objetivo deste trabalho é examinar as evidências sobre os efeitos positivos da educação musical no desenvolvimento emocional de adolescentes entre 10 e 18 anos. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática, analisando 28 artigos. Os resultados sugerem diversos efeitos benéficos, como maior inteligência emocional, indução de estados emocionais positivos, favorecendo alguns processos educacionais e de treinamento como STEM e educação ambiental, além da capacidade de concentração, imaginação, criatividade e transferência, e socioemocional benefícios como melhorias nas relações interpessoais e na autoestima.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-05-18 (3)
- 2022-05-18 (2)
- 2022-03-16 (1)