El aprendizaje del violín en alumnado con discapacidad auditiva
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v21.67802Palavras-chave:
música y musicología, educación especial, pedagogía, etnografía y etnología, metodologíaResumo
Este artigo relata as pesquisas realizadas para viabilizar o ensino do violino em alunos com deficiência auditiva em Escolas e Conservatórios de Música, levantando as estratégias e recursos que vêm sendo obtidos para favorecer a inclusão desses alunos. O ponto de partida foram duas dificuldades principais: a dificuldade de aprender um instrumento musical para alunos com deficiência auditiva e os problemas específicos que o violino tem para os surdos (HASH, 2003). A metodologia desta pesquisa foi a etnografia, voltada para a formação reflexiva e o trabalho colaborativo por meio do diálogo de saberes, graças ao contato com profissionais vinculados a esta área e com esses alunos. Os resultados especificam propostas didáticas para promover uma educação musical inclusiva para alunos de violino com deficiência auditiva. Por fim, o trabalho torna visíveis as práticas inclusivas neste campo musical, confirmando que não é necessário um repertório ou método diferente para estes alunos, mas basicamente adaptações a nível metodológico e didáctico.
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- 2021-11-14 (2)
- 2021-10-28 (1)