Confiabilidade Inter-examinadores da “Escala de Musicabilidade: Formas de Atividade, Estágios e Qualidades de Engajamento” para validação no contexto brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v22.67027Palavras-chave:
Escala de Musicabilidade: Formas de Atividade, Estágios e Qualidades de Engajamento. Musicoterapia. Confiabilidade inter-examinadores. Validação.Escala de Musicabilidade: Formas de Atividade, Estágios e Qualidades de Engajamento. Musicoterapia. Confiabilidade inter-examinadores. Validação.Resumo
A “Escala de Musicabilidade: Formas de Atividade, Estágios e Qualidades de Engajamento” desenvolvida por Nordoff e Robbins, tem sido utilizada internacionalmente por musicoterapeutas para avaliar duas categorias presentes em atendimentos musicoterapêuticos: coatividade rítmica instrumental e canto. Para que essa escala seja utilizada no Brasil, é necessário um processo de validação. Escolhemos para esse processo o Modelo apresentado por Herdman, Fox-Ruby e Badia (1998) que prevê 6 tipos de equivalências: a conceitual, a de itens, a semântica, a operacional, a de mensuração e a equivalência funcional. Para medir a equivalência de mensuração da escala, foi realizado o cálculo de porcentagem de concordância e as correlações (tetracóricas) de 5 examinadores sobre 24 trechos de vídeos analisados. Verificamos boa concordância entre examinadores em todos os subdomínios da “Escala de Musicabilidade: Formas de Atividade, Estágios e Qualidades de Engajamento”.