O ENSINO MUSICAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA EXPRESSIVIDADE E COORDENAÇÃO CORPORAL DOS ATORES
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v7i2.3301Resumo
O presente artigo discute e resume parte do levantamento bibliográfico da dissertação de mestrado de Alexandre Ruger (2007). O levantamento serviu de subsídio na constituição de uma fundamentação teórica para a pesquisa e para a prática pedagógica realizada pelo mestrando nos cursos de sensibilização musical ministrados aos alunos de licenciatura em artes cênicas do IA-UNESP e ao Grupo Teatral Atrás do Grito. No levantamento realizado foram citados alguns profissionais da área, entre eles: Konstantin Stanislavski, Antonin Artaud, Klauss Vianna, Jerzy Grotowski, Jacques Copeau; Jacques Lecoq e Etienne-Marcel Decroux. Embora os argumentos dos autores citados não expressem verbalmente a necessidade de uma preparação musical para atores, os mesmos induzem o ator a obter uma formação cênica que promova a criatividade, a expressividade e a abertura de canais perceptivos, habilidades estas que podem ser intensificadas com um trabalho de sensibilização musical.Palavras-chave: Sensibilização musical; Artes cênicas; Coordenação corporal.
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Publicado
2008-02-06
Como Citar
SONIA REGINA ALBANO DE LIMA, A. C. L. R. e. O ENSINO MUSICAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA EXPRESSIVIDADE E COORDENAÇÃO CORPORAL DOS ATORES. Música Hodie, Goiânia, v. 7, n. 2, p. 53–72, 2008. DOI: 10.5216/mh.v7i2.3301. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/3301. Acesso em: 20 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos