A Música e os corpos que (não) importam

reações na música popular a massacres perpetrados pelo Estado

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v24.78735

Palabras clave:

Canção engajada, massacres estatais, Racialização

Resumen

Neste artigo, buscamos analisar a reação da música engajada a massacres perpetrados pelo Estado e as maneiras pelas quais a indignação popular e a criação musical dialogam na rememoração desses massacres. Tentaremos evidenciar o envolvimento entre os compositores e suas respectivas realidades sociais e políticas, assim como buscar as formas com as quais a música pôde estabelecer uma interação dentro de seu contexto social. Para isso, o artigo aborda três massacres: o Massacre de Puerto Montt, no Chile, o do Carandiru e o de Eldorado dos Carajás, no Brasil, representados pelas canções Preguntas por Puerto Montt, de Victor Jara, Diário de um Detento, do grupo de rap Racionais MC’s e Eldorado dos Carajás, do grupo de rap Manos da Baixada de Grosso Calibre.

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Biografía del autor/a

Letícia Porto Ribeiro, Universidade Federal do Acre (Ufac), Rio Branco, Acre, Brasil, letcello@yahoo.com.br

Possui graduação em Música pela Universidade Estadual de Campinas (2010), graduação em História pela Universidade de Brasília (2005) e mestrado em Letras- Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre (2019). Doutora em Letras- Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre. Atualmente é técnico administrativo - música da Universidade Federal do Acre. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: música, música de câmara, cordas friccionadas, ensino coletivo de cordas e história

Marcello Messina, Southern Federal University (SFEDU), Rostov-on-Don, Rússia, marcellomessina@mail.ru

Possui graduação em Lingue e Culture Europee (Línguas e Culturas Europeias) - Università degli Studi di Catania (2006), mestrado em Lingue e Letterature Moderne (Línguas e Literaturas Modernas) - Università degli Studi di Torino (2009), mestrado em Composition (Composição Musical) - University of Leeds (2009) e doutorado em Composition (Composição Musical) - University of Leeds (2013). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música e Letras.

Publicado

2024-09-13

Cómo citar

PORTO RIBEIRO, L.; MESSINA, M. A Música e os corpos que (não) importam: reações na música popular a massacres perpetrados pelo Estado. Música Hodie, Goiânia, v. 24, 2024. DOI: 10.5216/mh.v24.78735. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/78735. Acesso em: 18 oct. 2024.

Número

Sección

Artigos