A perspectiva enativa como uma possibilidade de fundamentação para práticas na educação musical
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v22.71085Palabras clave:
Educação Musical, Enativismo, Cognição, Cognição Musical IncorporadaResumen
Este texto tem o objetivo de discutir a perspectiva enativa como uma possibilidade de fundamentação para práticas na educação musical, considerando que tal perspectiva permite uma visão ativa do ensino e aprendizagem de música. A partir da busca de uma definição conceitual e de situar o enativismo em distintas bibliografias, o presente texto caracteriza a cognição musical incorporada, apresenta diálogos com a literatura e reflete sobre implicações de uma perspectiva enativa para o ensino e aprendizagem de música, enfatizando sua relação com o caráter ativo de todo o fazer musical. O artigo também discute a inseparabilidade entre conteúdos musicais e extramusicais, incluindo a importância das experiências das pessoas e suas contextualizações com seus mundos socioculturais. Por fim, o texto apresenta a relação entre a práxis e o enativismo, bem como a aplicação do enativismo como fundamentação para diferentes práticas na educação musical. As análises realizadas neste texto podem auxiliar educadores musicais na ampliação e aprofundamento de fundamentações e reflexões sobre o ensino e a aprendizagem na educação musical a partir da perspectiva enativa.