The Enactive Perspective as a Possible Foundation for Music Education Practices

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v22.71085

Keywords:

Music Education, Enactivism, Cognition, Embodied Music Cognition

Abstract

This text aims to discuss the enactive perspective as a possible foundation for practices in music education, considering that such perspective allows an active view of music teaching and learning. Based on a conceptual definition and situating enactivism in different bibliographies, this text characterizes embodied music cognition, presents dialogues with literature, and reflects on the implications of an enactive perspective for music teaching and learning, emphasizing its relationship with the active character of all music making. The article also discusses the inseparability between musical and extra-musical content, including the importance of people’s experiences contextualized with their sociocultural worlds. Finally, the relationship between praxis and enactivism is presented, as well as the application of enactivism as a foundation for different practices in music education. The analysis of this text can help music educators to broaden and deepen foundations and reflections on teaching and learning in music education from an enactive perspective.

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Author Biographies

Anderson Toni, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil, andersontoni12@gmail.com

Anderson Toni é doutorando em Música - linha de pesquisa Cognição/Educação Musical - pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre em Música e graduado em Licenciatura em Música pela mesma instituição. Seus interesses de formação e atuação se concentram nas áreas da educação e da cognição musical, com foco no engajamento e suas relações com as experiências emocionais e as conexões sociais entre as pessoas nas práticas musicais. Possui experiência no ensino de musicalização infantil em escolas da rede privada e no ensino de teoria musical, percepção e solfejo para jovens e adultos. Também atua na produção de materiais didáticos para a Educação Básica e o Ensino Superior.

Rafael Prim Meurer, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, rafael.p.meurer@gmail.com

Rafael Prim Meurer é doutorando em Música - linha de pesquisa Educação Musical - pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), mestre em Música e graduado em Licenciatura em Música pela mesma instituição. Em seu mestrado, desenvolveu uma pesquisa sobre a relação entre ideias de corpo e ações pedagógico-musicais na prática coral e atualmente, em seu doutorado, desenvolve uma investigação acerca do corpo no ensino de canto, tomando como referencial teórico principal a filosofia de Friedrich Nietzsche. É cantor do grupo Cesto Empírico desde 2019

Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, sergiofigueiredo.udesc@gmail.com

Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo é bacharel em Composição e Regência, mestre em Música – Educação Musical e doutor em Educação Musical. Atualmente é professor associado aposentado da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atuando nas áreas de canto coral, regência e educação musical. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música – Mestrado da UDESC. Foi presidente da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), membro da diretoria da Associação Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Música (ANPPOM) e integrou a diretoria da International Society for Music Education (ISME). Desenvolve pesquisas nos temas: educação musical e formação de professores generalistas e especialistas, música na educação básica, legislação educacional e políticas públicas, canto coral e regência.

Published

2022-06-24

How to Cite

TONI, A.; MEURER, R. P.; FIGUEIREDO, S. L. F. de. The Enactive Perspective as a Possible Foundation for Music Education Practices. MUSICA HODIE, Goiânia, v. 22, 2022. DOI: 10.5216/mh.v22.71085. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/71085. Acesso em: 19 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos