Reflexões sobre a autonomia de estudantes de graduação em piano nos estágios iniciais de preparação da Sonata K. 271 de D. Scarlatti

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v22.70580

Palavras-chave:

autonomia do estudante, prática instrumental, performance, estratégias de estudo

Resumo

O objetivo do presente artigo é identificar indícios de autonomia bem como refletir sobre as tomadas de decisão e os impasses frente à preparação da Sonata K. 271 de Domenico Scarlatti por dois graduandos no período anterior ao início das aulas de instrumento. Através da observação de sessões de prática, das anotações da partitura e de entrevistas foram identificados diferentes nuances de autonomia definidos pelas metas estabelecidas, organização e persistência no emprego de estratégias durante a prática. Impasses quanto à leitura e memorização bem como dependência para a realização de escolhas interpretativas também foram observados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celso Barrufi Jr., Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, barrufic@gmail.com

Celso Barrufi iniciou seus estudos musicais em Osório (RS). Obteve o título de Mestre em Piano Performance pela University of Wyoming na classe de Chi-Chen Wu (Taiwan) e Bacharel em piano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul na classe de Cristina Capparelli. Em 2015, Celso recebeu a bolsa Kathleen Comini Music Scholarship para cursar o Performer's Certificate na John Cali School of Music da Montclair State University (New Jersey/EUA), onde se especializou em piano com David Witten (EUA) e em música de câmara com Tatyana Kebuladze (Ucrânia) e Nicholas Tsavaras (Shanghai String Quartet), tendo também atuado como pianista da MSU Symphony Orchestra sob a regência de Ken Lam (China) e Julien Benichou (França) em importantes palcos de New Jersey e New York, entre eles o Stern Auditorium do Carnegie Hall. Celso tem participado de festivais de música no Brasil e no exterior, entre eles o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, Festival Internacional Música no Pampa em Bagé, Festival Internacional SESC de Música de Pelotas, National Music Festival (Maryland/EUA) e Taubman Piano Festival (New Jersey/EUA). Participou de aulas e masterclasses com pianistas e professores renomados, como Walter Hautzig, Arnaldo Cohen, Michael Gurt, Andrew Harley, Eduardo Monteiro, Amy Lin, Sondra Tammam, entre outros. Tem se apresentado, como pianista camerista e recitalista, em palcos brasileiros e norte-americanos. Como pesquisador, tem publicado resultados de suas pesquisas em congressos e conferências nacionais e internacionais. Atualmente, cursa o Doutorado em Música na Universidade Federal do Rio Grande do Sul sob a orientação artística de Ney Fialkow e acadêmica de Regina Antunes Teixeira dos Santos

Regina Antunes Teixeira dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, regina.teixeira@ufrgs.br

Possui graduação em Bacharelado Em Música Habilitação Em Piano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1986), especialização em Interpretação pianística pelo Ueno Gakkuen(2000), especialização em Harmonie-Analyse-Histoire de la Musique pela Conservatoire National de Region de Toulouse(1993), mestrado em Education Musicale pela Université de Toulouse II - Le Mirail(1991), mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2003) e doutorado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2007). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenador de Programa de Pós-Graduação Músi da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Revisor de periódico da Revista da ABEM, Revisor de periódico da DAPesquisa, Revisor de periódico da International Journal of Music Education e Membro de corpo editorial da DAPesquisa. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música. Atuando principalmente nos seguintes temas:Piano, Conhecimento Musical, repertório, formação superior, prática instrumental.

Downloads

Publicado

2022-08-04

Como Citar

BARRUFFI DOS SANTOS JR., C. L.; SANTOS, R. A. T. dos. Reflexões sobre a autonomia de estudantes de graduação em piano nos estágios iniciais de preparação da Sonata K. 271 de D. Scarlatti. Música Hodie, Goiânia, v. 22, 2022. DOI: 10.5216/mh.v22.70580. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/70580. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos