Reflexões sobre a autonomia de estudantes de graduação em piano nos estágios iniciais de preparação da Sonata K. 271 de D. Scarlatti

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v22.70580

Keywords:

learner’s autonomy, instrumental practice, performance, practice strategies.

Abstract

 

The present article aims at identifying signs of autonomy as well as at reflecting on the decision and the challenges faced by two undergraduate piano students as they learned and prepared the Sonata K. 271 by Domenico Scarlatti for their first piano lesson. By means of observation of practice sessions, markings on the score and interviews, different levels of autonomy were identified, particularly in terms of establishment of goals, organization and persistence in the implementation of practice strategies. Challenges were observed with regard to memorization and reading as well as dependence on external sources for interpretative choices.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Celso Luiz Barruffi dos Santos Jr., Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, barrufic@gmail.com

Celso Barrufi iniciou seus estudos musicais em Osório (RS). Obteve o título de Mestre em Piano Performance pela University of Wyoming na classe de Chi-Chen Wu (Taiwan) e Bacharel em piano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul na classe de Cristina Capparelli. Em 2015, Celso recebeu a bolsa Kathleen Comini Music Scholarship para cursar o Performer's Certificate na John Cali School of Music da Montclair State University (New Jersey/EUA), onde se especializou em piano com David Witten (EUA) e em música de câmara com Tatyana Kebuladze (Ucrânia) e Nicholas Tsavaras (Shanghai String Quartet), tendo também atuado como pianista da MSU Symphony Orchestra sob a regência de Ken Lam (China) e Julien Benichou (França) em importantes palcos de New Jersey e New York, entre eles o Stern Auditorium do Carnegie Hall. Celso tem participado de festivais de música no Brasil e no exterior, entre eles o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, Festival Internacional Música no Pampa em Bagé, Festival Internacional SESC de Música de Pelotas, National Music Festival (Maryland/EUA) e Taubman Piano Festival (New Jersey/EUA). Participou de aulas e masterclasses com pianistas e professores renomados, como Walter Hautzig, Arnaldo Cohen, Michael Gurt, Andrew Harley, Eduardo Monteiro, Amy Lin, Sondra Tammam, entre outros. Tem se apresentado, como pianista camerista e recitalista, em palcos brasileiros e norte-americanos. Como pesquisador, tem publicado resultados de suas pesquisas em congressos e conferências nacionais e internacionais. Atualmente, cursa o Doutorado em Música na Universidade Federal do Rio Grande do Sul sob a orientação artística de Ney Fialkow e acadêmica de Regina Antunes Teixeira dos Santos

Regina Antunes Teixeira dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, regina.teixeira@ufrgs.br

Possui graduação em Bacharelado Em Música Habilitação Em Piano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1986), especialização em Interpretação pianística pelo Ueno Gakkuen(2000), especialização em Harmonie-Analyse-Histoire de la Musique pela Conservatoire National de Region de Toulouse(1993), mestrado em Education Musicale pela Université de Toulouse II - Le Mirail(1991), mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2003) e doutorado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2007). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenador de Programa de Pós-Graduação Músi da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Revisor de periódico da Revista da ABEM, Revisor de periódico da DAPesquisa, Revisor de periódico da International Journal of Music Education e Membro de corpo editorial da DAPesquisa. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música. Atuando principalmente nos seguintes temas:Piano, Conhecimento Musical, repertório, formação superior, prática instrumental.

Published

2022-08-04

How to Cite

BARRUFFI DOS SANTOS JR., C. L.; SANTOS, R. A. T. dos. Reflexões sobre a autonomia de estudantes de graduação em piano nos estágios iniciais de preparação da Sonata K. 271 de D. Scarlatti. MUSICA HODIE, Goiânia, v. 22, 2022. DOI: 10.5216/mh.v22.70580. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/70580. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos