A realização de ditados melódicos em Percepção Musical

um levantamento de estratégias usadas no Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v22.70051

Palabras clave:

Percepção Musical, ditado melódico, estratégias para realização de ditados musicais

Resumen

O ditado melódico é um exercício frequente na disciplina de Percepção Musical. Ele vem sendo discutido, criticado, ressignificado e recontextualizado pela literatura há algumas décadas, mas sabe-se que práticas ligadas a ele ainda podem estar vinculadas ao tradicionalismo. Este estudo buscou investigar quais têm sido as estratégias para realização de ditados melódicos mais empregadas no Brasil, e observar a quais resultados elas têm levado seus usuários. Por meio de uma survey realizada com 236 estudantes, profissionais e amadores em música, das cinco regiões do Brasil, observou-se a prevalência de práticas criticadas, mas também que os participantes com melhor desempenho utilizam estratégias defendidas pelos teóricos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Caroline Caregnato, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manaus, Amazonas, Brasil, ccaregnato@uea.edu.br

Caroline Caregnato -  É doutora em Música pela Universidade Estadual de Campinas (2016), mestre em Música pela Universidade Federal do Paraná (2012), possui graduação em Licenciatura em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (2009), e graduação em Educação Artística pela Universidade Federal do Paraná (2009). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Amazonas, e desenvolve pesquisas envolvendo cognição e educação musical.

Rafael Dalalíbera Rauski, Universidade Estadual de Ponta Grossa(UEPG), Ponta Grossa, Paraná, Brasil, rafaelrauski@hotmail.com

Licenciado em Música (UEPG - 2007/2010), Especialista em História, Arte e Cultura (UEPG - 2012/2013), Mestre em Educação (UEPG - 2013/2015) e Doutor em Educação (UEPG - 2016/2020). Atualmente é maestro de banda / professor de música - Colégio Marista Pio XII (Ponta Grossa/PR), Maestro da Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa (OSPG) e Professor Colaborador da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Tem experiência na área de Artes e Educação, com ênfase em Música, atuando como professor, instrumentista, arranjador, compositor e regente.

Publicado

2022-01-17

Cómo citar

CAREGNATO, C.; DALALÍBERA RAUSKI, R. A realização de ditados melódicos em Percepção Musical: um levantamento de estratégias usadas no Brasil. Música Hodie, Goiânia, v. 22, 2022. DOI: 10.5216/mh.v22.70051. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/70051. Acesso em: 23 sep. 2024.

Número

Sección

Artigos