Música e rádio na China Maoísta (1949-1976)
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v22.68271Palabras clave:
Rádio, Audição Coletiva, Programas Musicais, PropagandaResumen
Durante os vinte e sete anos de liderança de Mao Zedong, a rádio transformou-se num dos principais meios de veiculação da ideologia e políticas do Partido Comunista Chinês (PCC), dada a dimensão do território e o nível de alfabetização da população. A estrutura centralizada do sistema de rádio e os sistemas de transmissão adotados – monitorização e sistema recetor de transmissão -, aliados à prática da audição coletiva daí resultante, permitiram ao PCC um maior controlo e manipulação sobre a informação veiculada. A música e os programas musicais radiofónicos, produzidos segundo a máxima “servir o povo”, serviam como complementos aos programas informativos, permitindo, de forma mais ou menos consciente (através da estrutura dos próprios programas, das atividades dos grupos de audição ou da audição individual passiva) uma melhor assimilação daquilo que era veiculado.
Descargas
Descargas
Publicado
Versiones
- 2022-01-17 (2)
- 2022-01-17 (1)