A prática musical organística no antigo Real Mosteiro de São Bento da Avé-Maria do Porto e a sua relação com o documento M[appa de registar o] Órgão da Biblioteca Nacional de Portugal

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v24.79721

Keywords:

Real Mosteiro de São Bento da Avé-Maria do Porto, registração organística histórica, órgão histórico português, música religiosa portuguesa, estilo concertante

Abstract

A Seção de Música de Biblioteca Nacional de Portugal custodia um manuscrito intitulado M[appa de registar o] Órgão, conservado num maço de documentos identificado pela inscrição “Religiosas de São Bento do Porto”, cujo antigo mosteiro portuense fora encerrado em 1892 para dar lugar à atual Estação Ferroviária de São Bento. O M[appa de registar o] Órgão, único documento histórico português no género já identificado, preconiza a forma através da qual um órgão histórico de tipo português de médias dimensões deveria ser utilizado ao nível das suas possibilidades de registração, bem como do bom funcionamento dos mecanismos geradores da alternância entre Ecos e Contra ecos e da consequente ativação/anulação de registros previamente selecionados pelo organista, quer labiais, quer de palheta. O presente artigo vem indagar acerca da prática musical com órgão no seio das antigas beneditinas do Porto, cujo espólio musical, conservado na Biblioteca Nacional de Portugal, abrange um relevante corpus de música em estilo concertante com acompanhamento de cordas e/ou órgão obbligato, à luz das indicações originais de registração, para além de inquirir acerca da sua eventual compatibilidade para com o instrumento descrito no M[appa de registar o] Órgão.

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Author Biographies

Marco Brescia, Universidade NOVA de Lisboa (CESEM / NOVA-FCSH), Lisboa, Portugal, marcobrescia@fcsh.unl.pt

Marco Brescia is a researcher at the Faculty of Social and Human Sciences integrated to the Centre for the Study of Sociology and Musical Aesthetics / Universidade NOVA de Lisboa, where he held a Postdoctoral Fellowship with a grant from FCT - Foundation for Science and Technology of Portugal. He completed in 2013 his joint PhD studies in Musicology at the Universities Paris IV - Sorbonne and NOVA de Lisboa, being awarded the maximum grade, très honorable à l’unanimité. In the same year, he completed an inter-university Masters in Early Music Interpretation / Historical Organ at the Escola Superior de Música de Catalunya / Universitat Autónoma de Barcelona, being awarded with the prestigious matrícula de honor. He holds also a Masters in Art History from the University Paris IV - Sorbonne (2008) and an Undergrad Diploma in Architecture and Urbanism from the Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Brescia has presented his academic works at the most prestigious international conferences promoted by IMS, SEdeM, SPIM, Biennial International Conference on Baroque Music, etc., having also performed as a pianist, organist or harpsichordist at the most distinguished international music festivals in Italy, Spain, Portugal, France, England, Switzerland, Germany, Hungary, Slovakia, Brazil and Panama. His solo album "Zipoli in Diamantina: complete organ works" (Paraty, France, 2020) has been largely praised by international specialised musical magazines (Diapason, Early Music, ResMusica, Scherzo, Journal für die Orgel, Orgelnieuws, Rondo).

João Vaz, Universidade Nova de Lisboa (ESML/IPL – CESEM/NOVA-FCSH), Lisboa, Portugal, jvaz@esml.ipl.pt

João Vaz é diplomado em Órgão pela Escola Superior de Música de Lisboa, sob a orientação de Antoine Sibertin-Blanc, e pelo Conservatório Superior de Música de Aragão, em Saragoça, onde estudou com José Luis González Uriol, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. É também doutorado em Música e Musicologia pela Universidade de Évora, tendo defendido a tese A obra para órgão de Fr. José Marques e Silva (1782-1837) e o fim da tradição organística em Portugal no Antigo Regime, sob a orientação de Rui Vieira Nery. Tem mantido uma intensa actividade a nível internacional, quer como concertista, quer como docente em cursos de aperfeiçoamento organístico, ou membro de júri de concursos de interpretação. Efectuou mais de uma dezena de gravações discográficas a solo, salientando-se as efectuadas em órgãos históricos portugueses. Como executante e musicólogo tem dado especial atenção à música sacra portuguesa, fundando em 2006 o grupo Capella Patriarchal, que dirige. O seu trabalho de edição musical, objecto de publicação em Portugal e em Espanha, abrange obras conservadas em diversas bibliotecas e arquivos nacionais. Lecciona actualmente Órgão na Escola Superior de Música de Lisboa. Fundador do Festival Internacional de Órgão de Lisboa em 1998, é actualmente director artístico do Festival de Órgão da Madeira e das séries de concertos que se realizam nos seis órgãos da Basílica do Palácio Nacional de Mafra (de cujo restauro foi consultor permanente) e no órgão histórico da Igreja de São Vicente de Fora, em Lisboa (instrumento cuja titularidade assumiu em 1997). É membro integrado do CESEM - Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (NOVA-FCSH) - Pólo Instituto Politécnico de Lisboa.

Published

2024-10-01

How to Cite

BRESCIA, M.; VAZ, J. A prática musical organística no antigo Real Mosteiro de São Bento da Avé-Maria do Porto e a sua relação com o documento M[appa de registar o] Órgão da Biblioteca Nacional de Portugal . MUSICA HODIE, Goiânia, v. 24, 2024. DOI: 10.5216/mh.v24.79721. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/79721. Acesso em: 18 oct. 2024.

Issue

Section

Artigos