Theodor Adorno e a análise do op. 47 de Schönberg

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v23.75478

Keywords:

Análise, T. Adorno, Arnold Schönberg, op. 47, Fantasia

Abstract

Em “Work Structure and Musical Representation: Reflections on Adorno’s Analyses for Interpretation”, Gianmario Borio afirma que a análise adorniana do op. 47 de Schönberg, fora apenas “parcialmente bem-sucedida”. Os seus problemas decorriam sobretudo do papel central atribuído à forma fantasia e de um certo desconhecimento das possibilidades estruturantes da técnica serial. No presente artigo abordaremos a análise interpretativa de Adorno do op. 47 para mostrar como que o seu mérito e o seu êxito decorrem justamente daquilo que Borio pensava ser a sua fragilidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Braulyo Antonio Silva de Oliveira, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, braulyoantonio@outlook.com

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestrado e Doutorado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com trabalhos que versam sobre a filosofia da música de Theodor Adorno e a sua relação com a música e a concepção musical de Arnold Schönberg e a sua escola. Na sua tese, O Adorno tardio e o jovem Schönberg (2022), aborda a participação do filósofo e músico frankfurtiano nos famosos Internationale Ferienkurse für Neue Musik, em Darmstadt, mais especificamente, o curso de 1955: "Der junge Schönberg". Também possui formação em Música, obtida no Conservatório Estadual De Música Haidée França Americano, cuja frequência nos cursos de piano e violino se deu desde a infância. Participou como pianista da gravação da Orquestra Sinfônica Mario Vieira, formada por alunos do referido Conservatório. Tem experiência na área de Estética e Filosofia da arte, com ênfase em Música. Atualmente, o seu objeto de estudo é o pensamento de Theodor Adorno e as contribuições estéticas/teóricas da Segunda Escola de Viena.

Published

2023-11-23

How to Cite

SILVA DE OLIVEIRA, B. A. Theodor Adorno e a análise do op. 47 de Schönberg. MUSICA HODIE, Goiânia, v. 23, 2023. DOI: 10.5216/mh.v23.75478. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/75478. Acesso em: 19 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos