Monitoramento da produção científica relacionada à presença da música popular tradicional em contextos educacionais.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v25.82973

Palavras-chave:

música tradicional, música popular, educação musical, estudo bibliométrico, Scopus, Web of Science

Resumo

 

Introdução: A preservação da identidade cultural é crucial, especialmente na música tradicional da Extremadura, que ainda não está incluída nos conservatórios da região. Apesar da relevância da música folclórica nas pedagogias musicais, a legislação educacional da Extremadura não inclui o ensino de seu folclore, o que impacta a identidade cultural e etnomusicológica. O objetivo deste estudo é analisar as métricas descritivas fundamentais da produção científica relacionada à presença da música tradicional e popular na educação musical. Método: Para tanto, foi realizado um estudo bibliométrico com base em trabalhos indexados nos bancos de dados Scopus e Web of Science relacionados ao binômio “folklore” OR “popular music” OR “traditional music” AND “music* education”, em um período de 1910 a 2024. Resultados: As métricas empregadas demonstram que o crescimento exponencial observado nesse campo desde 2007 é indicativo de um aumento no interesse de pesquisa, com instituições americanas e inglesas emergindo como líderes em produtividade de pesquisa. É evidente a presença notável de estudos publicados em revistas de Pesquisa Educacional e de Artes e Humanidades. Os indicadores obtidos apontam para uma tendência perceptível de integração de novos repertórios nas metodologias de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Fernández-Cebrián, Universidad de Extremadura, Badajoz, España sercebrian@educarex.es

Sergio Fernández Cebrián é um profissional com sólida formação em música e educação. Ele é professor de educação musical, com mestrado em pesquisa matemática e diploma superior em performance de canto pelo Conservatório Superior de Música de Badajoz. Ele também é fluente em vários idiomas, com nível C1 em francês e italiano e B2 em inglês. Combinou sua paixão pela música e pelo ensino, ensinando intervenção sociocomunitária em treinamento vocacional. Ao longo de sua carreira, demonstrou um compromisso com a arte e a cultura de sua região, tendo sido cantor e intérprete em várias óperas e zarzuelas na Extremadura. Ela também dirigiu espetáculos folclóricos com a Asociación Folclórica Renacer de Badajoz. Atualmente, está fazendo doutorado na Universidade de Extremadura (UEX), depois de ter publicado um livro sobre folclore intitulado Cruce de Camino. Ele também realiza gravações de álbuns de música folclórica na Extremadura, contribuindo para o enriquecimento cultural da região.

Héctor Archilla-Segade, Universidad de Extremadura, Badajoz, España hectoras@unex.es

Maestro especialista en Educación Musical por la Universidad del País Vasco, Profesor Superior de Música por el CSM de Bilbao y Doctor por la Universidad de Extremadura. Premio extraordinario de doctorado, sus aportaciones se centran fundamentalmente tanto en la música del siglo XVII y las músicas de tradición oral, como en el uso de nuevas tecnologías aplicadas en la educación musical y la educación musical usando metodologías activas. Actualmente es Profesor del área de Didáctica de la Expresión Musical de la Facultad de Educación y Psicología en la Facultad de Educación y Psicología (Universidad de Extremadura, UEx, España).

Publicado

2025-12-05

Como Citar

FERNÁNDEZ-CEBRIÁN, Sergio; ARCHILLA-SEGADE, Héctor. Monitoramento da produção científica relacionada à presença da música popular tradicional em contextos educacionais. Música Hodie, Goiânia, v. 25, 2025. DOI: 10.5216/mh.v25.82973. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/82973. Acesso em: 8 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos