El aprendizaje del violín en alumnado con discapacidad auditiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v21.67802

Palavras-chave:

música y musicología, educación especial, pedagogía, etnografía y etnología, metodología

Resumo

Este artigo relata as pesquisas realizadas para viabilizar o ensino do violino em alunos com deficiência auditiva em Escolas e Conservatórios de Música, levantando as estratégias e recursos que vêm sendo obtidos para favorecer a inclusão desses alunos. O ponto de partida foram duas dificuldades principais: a dificuldade de aprender um instrumento musical para alunos com deficiência auditiva e os problemas específicos que o violino tem para os surdos (HASH, 2003). A metodologia desta pesquisa foi a etnografia, voltada para a formação reflexiva e o trabalho colaborativo por meio do diálogo de saberes, graças ao contato com profissionais vinculados a esta área e com esses alunos. Os resultados especificam propostas didáticas para promover uma educação musical inclusiva para alunos de violino com deficiência auditiva. Por fim, o trabalho torna visíveis as práticas inclusivas neste campo musical, confirmando que não é necessário um repertório ou método diferente para estes alunos, mas basicamente adaptações a nível metodológico e didáctico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Sánchez Sánchez, Funcionario del Cuerpo de Maestros, Comunidad Valenciana, España, luissanchezbis@hotmail.com

Doctor en Desarrollo Social: "La didáctica del violín en alumnos con discapacidad visual: Compendio de Buenas Prácticas, recursos y estrategias metodológicas para una Educación Inclusiva en las Enseñanzas Elementales y Profesionales de Música"Funcionario del Cuerpo de Maestros: Comunidad Valenciana. Docente - Grados de Maestro en Ed. Infantil y Primaria - Universidad Internacional Isabel I de Castilla: Burgos, Castilla y León. Profesor de Pedagogía: Conservatorio Superior de Música “Oscar Esplá” de Alicante: Alicante, Comunidad Valenciana. Grado de Maestro en Educación Infantil: Universidad Católica San Antonio de Murcia.

Publicado

2021-10-28 — Atualizado em 2021-11-14

Versões

Como Citar

SÁNCHEZ SÁNCHEZ, L. El aprendizaje del violín en alumnado con discapacidad auditiva. Música Hodie, Goiânia, v. 21, 2021. DOI: 10.5216/mh.v21.67802. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/67802. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos