Esta é uma versão desatualizada publicada em 2020-07-13. Leia a versão mais recente.

O Conceito de corpo e a expressividade musical

Uma crítica fenomenológica sobre a abordagem mecanicista no ensino de piano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v20.60897

Palavras-chave:

Corpo, Música, Dualismo, Fenomenologia, Técnica pianística, Expressividade

Resumo

Este artigo trata-se de um estudo comparativo acerca do conceito de corpo para o ensino-aprendizado do piano a partir das abordagens mecanicista e fenomenológica. Na visão mecanicista, tomei como base o dualismo cartesiano, que estabelece uma separação substancial entre razão e corpo. Dentro da fenomenologia, utilizo o conceito de corpo próprio desenvolvido por Merleau-Ponty (1908-1961), o qual define o corpo como totalidade indivisível em que não existe a dicotomia clássica entre mente e corpo. Para a fenomenologia, a motricidade e expressão ocorrem através da relação de fundação. Já na abordagem mecanicista, a inter-relação entre esses aspectos acontece através da hierarquização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milka Dayanne da Silva Araújo, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil

Licencianda em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); possui formação em Música Sacra (curso livre) com ênfase em piano pelo Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (STBNB) (2013) ;possui experiência como pianista correpetidora. Atualmente é ministra auxiliar de música na Igreja Batista em San Martin (IBSM) , em Recife-PE; professora estagiária dos cursos de extensão em Música Sacra pelo STBNB. Dedica-se ao ensino das disciplinas de teclado básico, piano, teoria e percepção musical.

Downloads

Publicado

2020-07-13

Versões

Como Citar

ARAÚJO, M. D. da S. O Conceito de corpo e a expressividade musical: Uma crítica fenomenológica sobre a abordagem mecanicista no ensino de piano. Música Hodie, Goiânia, v. 20, 2020. DOI: 10.5216/mh.v20.60897. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/60897. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos