O Conceito de corpo e a expressividade musical

Uma crítica fenomenológica sobre a abordagem mecanicista no ensino de piano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v20.60897

Palavras-chave:

Corpo, Música, Dualismo, Fenomenologia, Técnica pianística, Expressividade

Resumo

Este artigo trata-se de um estudo comparativo acerca do conceito de corpo para o ensino-aprendizado do piano a partir das abordagens mecanicista e fenomenológica. Na visão mecanicista, tomei como base o dualismo cartesiano, que estabelece uma separação substancial entre razão e corpo. Dentro da fenomenologia, utilizo o conceito de corpo próprio desenvolvido por Merleau-Ponty (1908-1961), o qual define o corpo como totalidade indivisível em que não existe a dicotomia clássica entre mente e corpo. Para a fenomenologia, a motricidade e expressão ocorrem através da relação de fundação. Já na abordagem mecanicista, a inter-relação entre esses aspectos acontece através da hierarquização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milka Dayanne da Silva Araújo, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil, milkadayanne@gmail.com

Licencianda em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); possui formação em Música Sacra (curso livre) com ênfase em piano pelo Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (STBNB) (2013) ;possui experiência como pianista correpetidora. Atualmente é ministra auxiliar de música na Igreja Batista em San Martin (IBSM) , em Recife-PE; professora estagiária dos cursos de extensão em Música Sacra pelo STBNB. Dedica-se ao ensino das disciplinas de teclado básico, piano, teoria e percepção musical.

Downloads

Publicado

2020-07-13 — Atualizado em 2021-11-14

Versões

Como Citar

ARAÚJO, M. D. da S. O Conceito de corpo e a expressividade musical: Uma crítica fenomenológica sobre a abordagem mecanicista no ensino de piano. Música Hodie, Goiânia, v. 20, 2021. DOI: 10.5216/mh.v20.60897. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/60897. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos