O Conceito de corpo e a expressividade musical
Uma crítica fenomenológica sobre a abordagem mecanicista no ensino de piano
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v20.60897Palavras-chave:
Corpo, Música, Dualismo, Fenomenologia, Técnica pianística, ExpressividadeResumo
Este artigo trata-se de um estudo comparativo acerca do conceito de corpo para o ensino-aprendizado do piano a partir das abordagens mecanicista e fenomenológica. Na visão mecanicista, tomei como base o dualismo cartesiano, que estabelece uma separação substancial entre razão e corpo. Dentro da fenomenologia, utilizo o conceito de corpo próprio desenvolvido por Merleau-Ponty (1908-1961), o qual define o corpo como totalidade indivisível em que não existe a dicotomia clássica entre mente e corpo. Para a fenomenologia, a motricidade e expressão ocorrem através da relação de fundação. Já na abordagem mecanicista, a inter-relação entre esses aspectos acontece através da hierarquização.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2021-11-14 (2)
- 2020-07-13 (1)