EDUCAÇÃO COMO FORMAÇÃO HUMANA: A AUTONOMIA, A ESPERANÇA E AS TDIC’s
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.75495Résumé
Este artigo se lança sobre a seguinte questão: como a autonomia, a esperança e as TDIC’s (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) contribuem no processo de educação como formação humana? Este lançar-se é feito a partir de Paulo Freire, em suas obras “Pedagogia da Autonomia” e “Pedagogia da Esperança”. O autor apresenta-se como educador que, ao pensar o ser humano, a sociedade e suas relações, ocupou-se em debater a educação refletindo em como poder transformá-la existencialmente a partir de uma práxis engajada diante do compromisso e participação de todos(as), na perspectiva de uma educação libertadora que possa cooperar para que educando torne-se sujeito de seu próprio desenvolvimento, via construção de autonomia e ação da esperança. Ao trabalhar com a tríade autonomia-esperança-TDIC’s, foi possível fazer algumas considerações, sendo uma das mais importantes a de que o futuro é disputado no presente, então a educação democrática, progressista, tecnológica e humanizada que almejamos para o futuro se constrói no presente.
PALAVRAS-CHAVE: Tecnologia; Pedagogia; Práxis; Educação Progressista.
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