PAULO FREIRE E AS CRIANÇAS: UM CONVITE À INFÂNCIA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.68463

Résumé

Este ensaio propõe um diálogo com Paulo Freire e Ana Flávia, 4 anos, a respeito da escuta e do diálogo com as crianças e com a infância. Infância afirmada, neste trabalho, não como tempo cronológico vivido, mas como condição da própria existência humana. Inspirado na epistemologia inquieta e esperançosa de Freire, é um convite à infância e, com ela, à utopia e à esperança, que alimentam e reafirmam o compromisso ético e a luta por uma sociedade com justiça social e, portanto, com muito mais “boniteza”.

PALAVRAS-CHAVE: Paulo Freire. Infância. Escuta. Participação Política.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Marta Regina Paulo da Silva, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), São Paulo, Brasil, martarps@uol.com.br

Doutora em Educação pela UNICAMP. Mestra em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo. Graduada em Psicologia e Pedagogia. Docente-Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Infâncias, Diversidade e Educação – GEPIDE (PPGE/USCS). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Paulo Freire – GEPPF (PPGE/USCS).

Téléchargements

Publié-e

2021-10-05

Comment citer

SILVA, M. R. P. da. PAULO FREIRE E AS CRIANÇAS: UM CONVITE À INFÂNCIA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. ed.especial, p. 1009–1019, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46ied.especial.68463. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/68463. Acesso em: 22 nov. 2024.

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s