OS PRINCÍPIOS DO LIBERALISMO E DO NEOLIBERALISMO E AS DIFICULDADES DA CRÍTICA EM EDUCAÇÃO
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v45i1.61118Résumé
RESUMO: Neste artigo interrogam-se os princípios liberais e neoliberais e afirma-se que ambos desprezam o sentido político da vida dos homens, sobretudo os de inspiração neoliberal. Recorre-se a autores como Vernant (1996), Locke (1993), Keynes (1996), Smith (2012) e Marx (2013), para compreender a sociedade capitalista e dizer que, no âmbito da formação, ela pressupõe um indivíduo que saiba operá-la tecnicamente e que dificilmente as escolas e as universidades superam essa quase única finalidade. Conclui-se defendendo que a efetiva dimensão educativa impõe o sentido político no ofício de ensinar.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.