OS PRINCÍPIOS DO LIBERALISMO E DO NEOLIBERALISMO E AS DIFICULDADES DA CRÍTICA EM EDUCAÇÃO

Auteurs-es

  • Ged Guimarães Universidade Estadual de Goiás - UEG

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v45i1.61118

Résumé

RESUMO: Neste artigo interrogam-se os princípios liberais e neoliberais e afirma-se que ambos desprezam o sentido político da vida dos homens, sobretudo os de inspiração neoliberal. Recorre-se a autores como Vernant (1996), Locke (1993), Keynes (1996), Smith (2012) e Marx (2013), para compreender a sociedade capitalista e dizer que, no âmbito da formação, ela pressupõe um indivíduo que saiba operá-la tecnicamente e que dificilmente as escolas e as universidades superam essa quase única finalidade.  Conclui-se defendendo que a efetiva dimensão educativa impõe o sentido político no ofício de ensinar.

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Publié-e

2020-05-15

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GUIMARÃES, G. OS PRINCÍPIOS DO LIBERALISMO E DO NEOLIBERALISMO E AS DIFICULDADES DA CRÍTICA EM EDUCAÇÃO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 45, n. 1, p. 96–107, 2020. DOI: 10.5216/ia.v45i1.61118. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/61118. Acesso em: 21 déc. 2024.

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