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TRABALHO, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO ESCOLAR: A CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DE SUA IMPLEMENTAÇÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.83148

Palavras-chave:

Contrarreforma do Ensino Médio; Trabalho; Educação; Formação Escolar.

Resumo

Este artigo parte do entendimento de que as esferas do trabalho, educação e formação escolar estão interligadas. Pretende-se analisar qual é a base estruturante da contrarreforma do Ensino Médio, que se pauta por uma lógica baseada nas competências, bem como compreender como ela foi ressignificada no contexto de sua implementação no estado do Rio de Janeiro. Procura-se aqui demonstrar a intrínseca relação entre a ação dos organismos multilaterais e as reformas educacionais no Brasil. A metodologia tem como base a coleta e análise de dados, a pesquisa bibliográfica e documental, o referencial teórico do materialismo histórico-dialético e a Sociologia da Educação e do Trabalho.Dentre os principais resultados da análise, observou-se que a contrarreforma desqualifica e precariza o trabalho docente e o ensino, desvaloriza a formação geral, científica, cultural e humanista e impõe uma formação genérica, baseada em uma visão pragmática e instrumental do conhecimento e voltada ao mercado de trabalho, aumentando as parcerias público-privadas.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Alves, Universidade Federal Fluminense (UFF), Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil, mcidalves@hotmail.com

Doutora em Educação (UNICAMP); Mestre em Sociologia (UNICAMP). Docente do Departamento de Educação do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro do Grupo EM pesquisa- Ensino Médio em Pesquisa; membro do Grupo de Estudos em Cultura, Trabalho e Educação (GECULTE) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diferenciação Sociocultural – GEPEDISC.

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Publicado

2025-09-08

Versões

Como Citar

ALVES, Maria Aparecida. TRABALHO, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO ESCOLAR: A CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DE SUA IMPLEMENTAÇÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 2, p. 688–704, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i2.83148. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/83148. Acesso em: 5 dez. 2025.

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