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AS DISPUTAS PELA ESCOLA: GENEALOGIA DO DISCURSO CAPITALISTA NA EDUCAÇÃO E AS TÁTICAS DE RESISTÊNCIA DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.83081

Palavras-chave:

Educação; Tática; Accountability; Resistência.

Resumo

As disputas históricas em torno das concepções e das medidas sobre a educação compõem o pano de fundo temático do presente artigo. Mais especificamente, como as redes de discurso historicamente mobilizadas sobre a escola operavam enunciadas sobre os tentáculos semânticos do capitalismo para transformar a educação em algo quantificável, produtivo. Para tanto, voltamo-nos às ordens do discurso e, principalmente, às disputas semânticas da linguagem. Junto a Michel Foucault e Michel de Certeau, a educação é aqui compreendida e disputada a partir dos procedimentos de significação da realidade e compreensão de mundo. Nessa perspectiva, docentes rurais da Bahia de 1950 adotaram procedimentos compreendidos aqui como resistência tática, como alternativa possível de disputa em torno da educação e da escola, mediante micropolíticas de contestação a uma lógica meramente gerencial e quantificável.

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Biografia do Autor

Diego Lino Silva e Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil, historia.lino@gmail.com

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre e licenciado em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professor da rede estadual de educação básica de Alagoas.

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Publicado

2025-09-08

Versões

Como Citar

LINO SILVA E SILVA, Diego. AS DISPUTAS PELA ESCOLA: GENEALOGIA DO DISCURSO CAPITALISTA NA EDUCAÇÃO E AS TÁTICAS DE RESISTÊNCIA DOCENTE. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 2, p. 673–687, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i2.83081. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/83081. Acesso em: 5 dez. 2025.

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