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A EDUCAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: REFLEXÕES A PARTIR DAS VIVÊNCIAS DOCENTES NA PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82098

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Inclusiva, Escola, Covid-19

Resumo

Com a pandemia da Covid-19, a Educação Básica foi exposta à inúmeros desafios. A coletividade docente e o diálogo com os demais atores que contribuem para uma Educação Inclusiva foram caminhos suscitados com a finalidade de garantir o direto à educação. Assim, o objetivo deste artigo é problematizar a formação continuada de professores na perspectiva da Educação Inclusiva, a partir dos aprendizados coletivos da pandemia identificados em uma pesquisa de doutorado concluída, a qual analisa a ação de professores que atuaram no período de (pós) pandemia em um Colégio de Aplicação. A investigação é qualitativa e está ancorada emuma análise descritiva de recorte específico das respostas dos 17 docentes que preencheram o TCLE (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido) e do questionário criado por nós e aplicado entre o período que compreende de novembro de 2022 a janeiro de 2023.

Palavras-Chave: Formação de Professores; Educação Inclusiva; Escola; Covid-19.

 

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Biografia do Autor

Joyce Mariana Alves Barros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, joycebarrosufrn1@gmail.com

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física (UFRN), graduada em Educação Física (Licenciatura) pela UFRN e professora de Educação Física do Núcleo de Educação da Infância (NEI CAp - UFRN).

Maria Aparecida Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil,cidaufrn@gmail.com

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Atualmente é professora Titular (DE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte locada no Departamento de Educação Física, Secretária de Inclusão e Acessibilidade - SIA/UFRN. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/UFRN), Coordenadora da Linha de Pesquisa Educação e Inclusão Social em Contextos Escolares e Não Escolares, professora do Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde/UFRN e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF)/UFRN.

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Publicado

2025-09-08

Versões

Como Citar

ALVES BARROS, Joyce Mariana; DIAS, Maria Aparecida. A EDUCAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: REFLEXÕES A PARTIR DAS VIVÊNCIAS DOCENTES NA PANDEMIA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 2, p. 864–875, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i2.82098. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/82098. Acesso em: 5 dez. 2025.

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