Educação Ecológica e a fenomenologia da natureza de Goethe e Steiner na Pedagogia Waldorf: a ExPeriência e estética no desenvolvimento da Percepção Ecológica

Autores

  • Jonas Bach Jr

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v33i1.4245

Resumo

A fenomenologia da natureza de Goethe é a própria essência do pensamento sistêmico que Rudolf Steiner sistematizou na teoria da Pedagogia Waldorf. Este artigo aborda a aplicação prática da fenomenologia da natureza na experiência estética da sala de aula Waldorf, como objetivo para uma educação e percepção ecológica. A imagem recebe tratamento focal como elemento básico da experiência estética e sua repercussão no desenvolvimento da percepção ecológica infantil. O artigo apresenta o fundamento teórico do fenômeno da vida vegetal baseado na metamorfose das plantas de Goethe e nas concepções de Steiner que estruturam a antroposofia, e sua aplicação prática no segundo ano do ensino fundamental da Pedagogia Waldorf.

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Publicado

2008-07-09

Como Citar

JR, J. B. Educação Ecológica e a fenomenologia da natureza de Goethe e Steiner na Pedagogia Waldorf: a ExPeriência e estética no desenvolvimento da Percepção Ecológica. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 33, n. 1, p. 103–116, 2008. DOI: 10.5216/ia.v33i1.4245. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4245. Acesso em: 5 nov. 2024.