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A RELAÇÃO ENTRE O PAPEL DA EDUCAÇÃO POPULAR E O DESIGN PARTICIPATIVO APLICADA À ASSESSORIA TÉCNICA DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL (ATHIS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79561

Palavras-chave:

Educação Popular; Design Participativo; Arquitetura; Metodologia.

Resumo

O presente ensaio tem por objetivo refletir sobre a educação popular e o design participativo no contexto da assistência técnica em Arquitetura, enfatizando os aspectos ligados aos métodos participativos e colaborativos. O estudo adotou como procedimento metodológico a revisão bibliográfica para a compreensão dos temas levantados. Foi identificado que a educação popular freiriana e o design participativo se assemelham em termos de práticas. Para os profissionais de assessoria técnica, ambos servem para promover inclusão e o diálogo, de modo a fortalecer a construção coletiva, a autonomia das comunidades e a compreensão das necessidades latentes. A partir do ensaio, foi compreendido que essas abordagens apresentam o potencial para melhorar o engajamento da comunidade e aprimorar as soluções de projetos, em prol da vida e habitação social de moradores de comunidades periféricas.

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Biografia do Autor

Allyneanhy Gade Nunes Alves Oliveira, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil, allyneanhy.oliveira@ufba.br

Mestre pela Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Campus de Ondina. Especialista em Assistência Técnica, Habitação e Direito à Cidade -Residência em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia, pela Universidade Federal da Bahia.Bacharel em Design, pela Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2025-04-30

Versões

Como Citar

GADE NUNES ALVES OLIVEIRA, Allyneanhy. A RELAÇÃO ENTRE O PAPEL DA EDUCAÇÃO POPULAR E O DESIGN PARTICIPATIVO APLICADA À ASSESSORIA TÉCNICA DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL (ATHIS). Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 1, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i1.79561. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79561. Acesso em: 5 dez. 2025.

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