Impulsos globales en el espacio urbano de ciudades medianas en la Amazonía brasileña:

de la acción territorial de las empresas plataformas de transporte por aplicación digital al territorio utilizado como resistencia en Marabá, Pará

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v45i1.80604

Palabras clave:

ciudades medianas; capitalismo de plataforma; territorio usado.

Resumen

En vista de la expansión de las empresas de transporte a través de aplicaciones digitales, incluida su llegada a ciudades medianas como Marabá, este trabajo busca analizar cómo las nuevas coaliciones entre trabajo, política y espacio urbano afectan al uso del territorio de la ciudad, destacando la precariedad de las relaciones laborales y los límites del poder público local. Dado que el trabajo precario tiende a generar espacios precarios, esto puede impactar sobre el derecho a la ciudad. En primer lugar, se explora la acción territorial de empresas de aplicaciones como Uber y similares en la expansión del capitalismo de plataforma hacia ciudades medianas como Marabá. Luego, se analiza la apropiación del espacio heredado por estas empresas a través de la materialización de las operaciones de sus aplicaciones y el uso de esta tecnología por parte de los trabajadores "uberizados" en la prestación de servicios de transporte en la ciudad, así como los conflictos resultantes. Finalmente, este artículo destaca cómo estas empresas, los trabajadores y el poder público local ajustan y adaptan sus acciones en el espacio urbano, lo que tiene implicaciones sobre el derecho a la ciudad. De esta forma, se concluye que la llegada de las plataformas digitales y aplicaciones de transporte a la ciudad de Marabá ha acelerado el proceso de precariedad laboral y ha introducido nuevas formas de explotación del espacio urbano, con su consecuente precariedad.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Evandro Frois de Sousa, Secretaria Estadual de Educação do Estado do Pará (SEDUC/ PA), Marabá, Pará, Brasil. froisgeographia@hotmail.com

Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialização em Geografia/ Desenvolvimento Regional e Urbano pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professor da rede pública no ensino médio -  Secretaria de Educação do Estado do Pará.

Kelly Cristine Fernandes de Oliveira Bessa, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, Tocantins, Brasil kellybessa@mail.uft.edu.br

Possui graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Uberlândia (1996), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2001) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Tocantins nos Cursos de Geografia (Bacharelado e Licenciatura), no Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado), campus de Porto Nacional, e participação no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente (Mestrado e Doutorado), campus de Palmas. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, Geografia Regional e Planejamento Urbano-Regional.

Atamis Antonio Foschiera , Universidade Federal do Tocantins (UFT), Porto Nacional, Tocantins, Brasil. foschieraa@uft.edu.br

Possui graduação em Geografia, pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), mestrado em Extensão Rural, pela Universidade Federal de Santa Maria (2000) e doutorado em Geografia, pela Universidade Estadual Paulista/UNESP Presidente Prudente (2010). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Tocantins, parecerista das revistas Pegada (Presidente Prudente - eletrônica), Formação (Presidente Prudente), Interface (Porto Nacional) e Caminhos da Geografia (Uberlância - eletrônica). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, Geografia Econômica, Geografia Regional, atuando, principalmente, nos seguintes temas: geografia, movimentos sociais, migração, produção familiar, turismo, globalização, regionalização e ensino.

Citas

BESSA, K. Cidade média e sua inserção na rede urbana. Revista Sapiência, Iporá, v. 9, n. 2, p. 149-165. 2020. Disponível em: https://core.ac.uk/reader/288225000. Acesso em: 25 abr. 2023.

CASTANHEIRA, G.; TOZI, F. A precariação da relação capital-trabalho e a quarta Revolução Industrial: a Uber e sua articulação estratégica no território brasileiro. Conferência: III Congresso Brasileiro de Organização do Espaço; XV Seminário de Pós-graduação em Geografia: UNESP-RC, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/355437705_A_precariacao_da_relacao_capitaltrabalho_e_a_quarta_Revolucao_Industrial_a_Uber_e_sua_articulacao_estrategica_no_territorio_brasileiro. Acesso em: 3 jul. 2022.

CATAIA, M. Território usado e federação: articulações possíveis. Educação & Sociedade, Campinas, v. 34, n. 125, p. 1.135-1.151, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000400007. Acesso em: 3 mai. 2022.

CATAIA, M. Civilização na encruzilhada: globalização perversa, desigualdades socioespaciais e pandemia. Revista Tamoios, [S.l.], v. 16, n. 1, maio 2020. ISSN 1980-4490. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tamoios/article/view/50742. Acesso em: 3 jun. 2023. doi: https://doi.org/10.12957/tamoios.2020.50742.

FILGUEIRAS, V.; ANTUNES, R. Plataformas digitais, Uberização do trabalho e regulação no Capitalismo contemporâneo. Contracampo, Niterói, v. 39, n. 1, p. 27-43, abr./jul. 2020. Disponível em: https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/38901. Acesso em: 8 abr. 2022.

GODOY, T. M. P. Trabalho e crise urbana: condições da precarização. Revista Cidades, v. 13 n. 22, 2016: Justiça e direito: um debate sobre o urbano (online). Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/cidades/article/view/11927. Acesso em: 5 jan. 2022.

HARVEY, D. Cidades rebeldes: do direito à cidade à revolução urbana. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Regiões de Influência das Cidades - 2018. Rio de Janeiro: IBGE, 2020.

KALIL, R. B. A regulação do trabalho via plataformas digitais. São Paulo: Blucher, 2020. 308 p. ISBN 9786555500295.

MARABÁ. Lei nº 17.949, de 28 de novembro de 2019. Dispõe sobre a regulamentação do transporte privado individual, e remunerado de passageiros, baseado em tecnologia de comunicação em rede no município de Marabá. Disponível em: https://maraba.pa.gov.br/wp-content/uploads/2021/02/LEI-No-17.949-2019-aplicativos.pdf. Acesso em: 2 abr. 2021.

MONTENEGRO, M. R. Do capitalismo de plataforma à difusão dos aplicativos: apontamentos sobre novos nexos entre os circuitos da economia urbana em tempos de Covid-19. Espaço e Economia, ano IX, n.19, 2020.

MONTENEGRO, M. R. Plataformização e apropriação criativa da unicidade técnica: transformações da economia urbana em tempos de pandemia. Anais do XIV ENANPEGE. Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/77981. Acesso em: 2 dez. 2022.

MOTTA JUNIOR, P. R. M. Uberização como exemplo da precarização do trabalho e do espaço urbano. XVI Simpósio Nacional de Geografia urbana‎, p. 1.092-1.918. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/simpurb2019/article/view/26339/19804. Acesso em: 27 out. 2020.

PÉ de guerra. Correio de Carajás, Seção Voz do povo, Marabá, 18 mar. 2021. Disponível em: https://correiodecarajas.com.br/pe-de-guerra/. Acesso em: 27 out. 2021.

RIBEIRO, A. C. T. Presentificação, impulsos globais e espaço urbano: o novo economicismo. Cadernos da América Latina XI, Encartes CLACSO - Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais, 2013. Disponível em: <http://biblioteca.clacso.edu.ar/ar/libros/campus/poggiese/05torres.pdf. Acesso em: 10 abr. 2023.

RIBEIRO, A. C. T.; SILVA, C. A. Impulsos globais e espaço urbano: sobre o novo economicismo. In: RIBEIRO, A. C. T. (org.). Em rostro urbano de América Latina, Buenos Aires, CLACSO, 2004. Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/gt/20100930022258/16p6art3.pdf. Acesso em: 10 abr. 2023.

SANTOS, M. O retorno do território. In: OSAL: Observatório Social de América Latina. ano 6 n. 16 (jun. 2005). Buenos Aires: CLACSO, 2005. ISSN 1515-3282. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/ppgdtsa/files/2014/10/Texto-Santos-M.-O-retorno-do-territorio.pdf. Acesso em: 2 dez. 2021.

SILVEIRA, M. L. Globalização, Trabalho, Cidades Médias. Geo UERJ, [S.l.], n. 11, p. 11, mar. 2002. ISSN 1981-9021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/article/view/49153. Acesso em: 29 jun. 2023. doi: https://doi.org/10.12957/geouerj.2002.49153.

SILVEIRA, M. L. Modernização contemporânea e nova constituição dos circuitos da economia urbana. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 19, n. 2, p. 245-261, 2015. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2015.102778. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/102778. Acesso em: 7 set. 2022.

SPOSITO, M. E. B.; SPOSITO, E. S. Articulação entre múltiplas escalas geográficas: lógicas e estratégias espaciais de empresas. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 21, n. 2, p. 462-479, 2017. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2017.131655. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/131655. Acesso em: 7 jan. 2023.

TOZI, F. Uso do território brasileiro por empresas globais de transporte por aplicativos: as estratégias de ação da Uber e as tensões advindas das resistências locais e regionais. In: ENANPEGE, 12., 2017, Dourados. Anais... Dourados: UFGD, 2017. v. 1. p. 10.270-10.281.

TOZI, F. Da nuvem ao território nacional: uma periodização das empresas de transporte por aplicativo no Brasil. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 24, n. 3, p. 487-507, 2020. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2020.168573. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/168573. Acesso em: 7 fev. 2021.

TOZI, F.; DUARTE, L. R.; CASTANHEIRA, G. R. (2019). As plataformas digitais de transporte por aplicativos no Brasil: atritos e tensões entre o território e as corporações. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/346997951_As_plataformas_digitais_de_transporte_por_aplicativos_no_Brasil_atritos_e_tensoes_entre_o_territorio_e_as_corporacoes. Acesso em: 15 mai. 2022.

TOZI, F.; DUARTE, L. R.; CASTANHEIRA, G. R. Trabalho precário, espaço precário: as plataformas digitais de transporte e os circuitos da economia urbana no Brasil. Ar@cne. Barcelona: Universidad de Barcelona, 2021, 1 mar., v. XXV, n. 252.

TRINDADE JÚNIOR., S. C. Cidades médias na Amazônia Oriental. Das novas centralidades à fragmentação do território. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (RBEUR) [online]. 2011, 13(2), 135-151 [fecha de Consulta]. ISSN: 1517-4115. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=513951688010. Acesso em: 15 jan. 2023.

VAN DEN BRULE, D. M. As diversas abordagens de justiça espacial na geografia. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 24, n. 2, p. 297-316, 2020. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2020.168714. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/168714. Acesso em: 1 mar. 2023.

Publicado

2025-12-22

Cómo citar

SOUSA, Evandro Frois de; BESSA, Kelly Cristine Fernandes de Oliveira; FOSCHIERA , Atamis Antonio. Impulsos globales en el espacio urbano de ciudades medianas en la Amazonía brasileña: : de la acción territorial de las empresas plataformas de transporte por aplicación digital al territorio utilizado como resistencia en Marabá, Pará. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 45, n. 1, 2025. DOI: 10.5216/bgg.v45i1.80604. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/80604. Acesso em: 23 dic. 2025.

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.