MERCADO POPULAR DE ALIMENTOS: TERRITÓRIO DA AGRICULTURA CAMPONESA E DA LUTA PELA SOBERANIA ALIMENTAR NO MUNICÍPIO DE SÃO GABRIEL DA PALHA (ES)

POPULAR FOOD MARKET: THE TERRITORY OF PEASANT AGRICULTURE AND THE FIGHT FOR FOOD SOVEREIGNTY IN THE MUNICIPALITY OF SÃO GABRIEL DA PALHA (ES)

  • Heider José Boza
  • Janaina Francisca de Souza Campos Vinha UFTM

Resumo

Este artigo refletiu sobre a experiência do Mercado Popular de Alimentos, criado no ano de 2011 no município de São Gabriel da Palha (ES), pelo MPA, caracterizado como um território da agricultura camponesa. Partiu-se de uma abordagem qualitativa e de procedimentos metodológicos que deram enfoque ao levantamento bibliográfico e documental, à realização de trabalhos de campo e entrevistas com lideranças e camponeses. A discussão proposta revelou o sentido multidimensional e multiescalar do território, aqui representado pelo Mercado Popular de Alimentos, elencando as dimensões política, ambiental, social e econômica que constituem os territórios camponeses na defesa pela Soberania Alimentar.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
07-07-2020
Como Citar
José Boza, H., & Vinha, J. F. de S. C. (2020). MERCADO POPULAR DE ALIMENTOS: TERRITÓRIO DA AGRICULTURA CAMPONESA E DA LUTA PELA SOBERANIA ALIMENTAR NO MUNICÍPIO DE SÃO GABRIEL DA PALHA (ES): POPULAR FOOD MARKET: THE TERRITORY OF PEASANT AGRICULTURE AND THE FIGHT FOR FOOD SOVEREIGNTY IN THE MUNICIPALITY OF SÃO GABRIEL DA PALHA (ES). Boletim Goiano De Geografia, 40(01), 1-26. https://doi.org/10.5216/bgg.v40i01.62633