BASE DE DADOS TERRITORIAIS NECESSÁRIAS À ANÁLISE DE UM SISTEMA DE RESERVA LEGAL EXTRA-PROPRIEDADE NO ESTADO DE GOIÁS - DOI 10.5216/bgg.v27i1.3441
DOI:
https://doi.org/10.5216/bgg.v27i1.3441Keywords:
cerrado, bases de dados territoriais, análise sócio-econômicaAbstract
O presente estudo teve por objetivo geral a compilação e caracterização das bases de dados utilizadas no âmbito do projeto “Cenários Econômicos para a Troca de Reserva Legal Extra-Propriedade no Estado de Goiás”. Mais especificamente, realizou-se uma análise de índices sócio-econômicos e de cobertura vegetal remanescente para uma malha hexagonal adotada pelo projeto, perfazendo todo o Estado. Dentre os resultados principais, destaca-se atual aspecto negativo da paisagem de Cerrado em Goiás, tanto em termos de Estado (45% da área original convertida em pastagens e 18% em agricultura), municípios (85% com passivos ambientais) e de mesoregião (Centro e Sul Goiano com menos de 20% de cobertura vegetal nativa). Quanto aos índices sociais (IDH, GINI, Pobreza e Densidade Populacional), fica demonstrado que o desenvolvimento em Goiás, ainda longe de ser sustentável em termos ambientais, é maior em áreas com atividades agrícolas intensas, como nas meso-regiões Sul e Centro Goiano, e menor ao Norte e Nordeste do estado, onde estão concentradas as maiores proporções de pobres, concentração de renda e, curiosamente, remanescentes de Cerrado. Este estudo indica a adoção de práticas econômicas para a manutenção/regeneração da biodiversidade do bioma Cerrado, complementar ao respeito das Áreas de Preservação Permanente, sobretudo àquelas com função ripária aos cursos hidrográficos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors will not receive any payment for publishing their work in Boletim Goiano de Geografia. Therefore, they must grant all rights to the journal. However, they are entirely and exclusively responsible for the published contents, and editors are free to make corrections or adjustments to texts in conformity with publication guidelines.