SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS NA TOMADA DE DECISÃO COM FOCO NO DESMATAMENTO EVITADO”: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

ANALYSIS OF ECOSYSTEM SERVICES IN DIFFERENT BRAZILIAN BIOMES: A SYSTEMATIC REVIEW

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v43i01.71185

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar na literatura as tendências das técnicas e métodos utilizados para definição de serviços ecossistêmicos nos diferentes Biomas Brasileiro. A metodologia adotada foi a revisão sistemática utilizando base de dados de pesquisa Agropecuária (BDPA), Repositório Acesso Livre à Informação Científica da Embrapa (ALICE), entre outros. Para o estudo foram selecionadas 143 publicações no período de 2000 até 2020. A margem de tempo cronológico identificou que a maioria dos estudos realizados pertence ao Bioma Cerrado, com 54 estudos desenvolvidos e a maior parte publicados em teses e dissertações. As metodologias adotadas são baseadas em monitoramento, modelagem, SIG e estatística (38%), as demais enfatizam metodologias como entrevista semiestrutura, experiências de campo entre outras. Alguns trabalhos utilizam o software InVEST para oferta de serviços ecossistêmicos baseados na redução de erosão, aporte de sedimentos, estudos hidrológicos e mudanças no uso do solo. Outros autores utilizaram modelagem e análise de multicritérios para avaliar e quantificar os serviços ecossistêmicos e as mudanças no uso e cobertura do solo.  A partir da revisão sistemática foi possível identificar um panorama das metodologias que estão sendo adotadas na literatura e quais podem fornecer informações relevantes para a análise de provimentos de serviços ecossistêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Rodrigues Santos , Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, carla.santos@unemat.br

Doutora em Geografia pela Unesp/PP. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2008) e Graduada em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Uberlândia (2006). Atuei como professora interina no departamento de Geografia UNEMAT/ SINOP e como professora substituta no departamento de Cartografia da Unesp/PP e Unemat Sinop. Trabalhei como  Geógrafa na Implantação da Usina hidrelétrica de Estreito/MA e Estudo da Viabilidade da UHs Santa Isabel ? Xambioá/TO. Participo do Projeto Temático "Mapeamento e Análise do Território do Agrohidronegócio Canavieiro no Pontal do Paranapanema, São Paulo-Brasil: Relações de trabalho, conflitos e formas de uso da terra e da água, e a saúde ambiental" e participei dos projetos: Levantamento dos Remanescentes da cobertura vegetal do bioma Cerrado ? PROBIO e Monitoramento do Uso do Solo e Fontes de Degradação dos Recursos Hídricos nos AHE Capim Branco I e II. Atualmente faço pos doc na Universidade Federal do Mato Grosso. 

Laurimar Goncalves Vendrusculo, Embrapa Silvopastoril, Sinop, Mato Grosso, Brasil, laurimar.vendrusculo@embrapa.br

Obteve seu Ph.D. na Iowa State University (2014) com double degree em Agriculture and Biosystem Engineering Department e no Environmental Science program, mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988). Atualmente é pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Banco de Dados, Datamining, geoestatística, aplicações web, tecnologias de informação e variabilidade espacial

Cornélio Alberto Zolin, Embrapa Silvopastoril, Sinop, Mato Grosso, Brasil, cornelio.zolin@embrapa.br

ossui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2007) e doutorado pelo programa de Pós-Graduação em ciências, área de concentração em Irrigação e Drenagem, da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiros" (ESALQ/USP) da Universidade de São Paulo (2010). Tem experiência na área de Engenharia Agrícola com ênfase em Gestão de Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão dos recursos hídricos em bacias hidrográficas, modelagem hidrológica, irrigação e aspectos técnicos, econômicos e sociais relacionados à água. É integrante do Grupo de Pesquisa em Gestão de Recursos Hídricos em Bacias Hidrográficas da ESALQ/USP, do Grupo de Pesquisa em Restauração Ecológica (Embrapa Agrossilvipastoril) e participa como líder do grupo de Estudos estratégicos de Palma de óleo em Mato Grosso(Embrapa Agrossilvipastoril). É pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) em Mato Grosso (Embrapa Agrossilvipastoril Sinop/MT), onde atua na área de Manejo, Conservação e Uso de Recursos Hídricos. De 2013 a 2014 foi pesquisador visitante do United States Department of Agriculture (USDA)/ Agricultural Research Service (ARS), Hydrology and Remote Sensing Laboratory, Beltsville-MD.

 

Downloads

Publicado

2023-12-13

Como Citar

SANTOS , C. R.; GONCALVES VENDRUSCULO, L.; ALBERTO ZOLIN, C. SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS NA TOMADA DE DECISÃO COM FOCO NO DESMATAMENTO EVITADO”: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA : ANALYSIS OF ECOSYSTEM SERVICES IN DIFFERENT BRAZILIAN BIOMES: A SYSTEMATIC REVIEW. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 43, n. 01, 2023. DOI: 10.5216/bgg.v43i01.71185. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/71185. Acesso em: 24 fev. 2024.