Formas desiguais de apropriação do relevo no Pontal do Paranapanema – São Paulo
Unequal forms of appropriation of the relief in Pontal do Paranapanema – São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.5216/bgg.v45i1.82558Palavras-chave:
fragilidade ambiental; estrutura fundiária; Pontal do Paranapanema.Resumo
O Pontal do Paranapanema, localizado no extremo-oeste do estado de São Paulo é um território marcado por intensas disputas pela posse da terra. Este processo ajudou a criar uma das maiores concentrações de assentamentos de reforma agrária do país. Assim, a expansão das pastagens e, mais recentemente, o agronegócio canavieiro, configuram um modelo produtivo baseado, entre outros elementos, na concentração fundiária, contrapondo-se aos modelos praticados nos assentamentos. Com base nos estudos sobre histórico de ocupação do Pontal do Paranapanema, nos dados de propriedades rurais, dispostos na plataforma do INCRA, e nos conceitos de Fragilidade Ambiental (Ross, 1994), buscou-se investigar o caráter qualitativo das terras da região, principalmente quanto à susceptibilidade a processos erosivos. O resultado apontou para uma desigual distribuição de terras, direcionando para a reforma agrária propriedades com elevados graus de susceptibilidade à erosão, enquanto áreas menos privilegiadas foram transformadas em assentamentos rurais.
Downloads
Referências
ABREU, Dióres Santos. Formação histórica de uma cidade pioneira paulista: Presidente Prudente. Presidente Prudente. FAFI – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Prudente, 1972. 339p.
BERGAMASCO, Sônia M; NODER, Luís A. C. O que são assentamentos rurais. São Paulo: Editora Brasiliense, 1996. 97p.
CASSETI, Valter. Ambiente e apropriação do relevo. São Paulo: Contexto, 1991. 147p.
FELICIANO, Carlos A. Territórios em disputa: terras (re)tomadas no Pontal do Paranapanema. São Paulo: Universidade de São Paulo/Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, (Tese de Doutorado em Geografia), 575f, 2009.
FERNANDES, Bernardo M. Contribuição ao estudo do campesinato brasileiro: formação e territorialização do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra – MST (1979-1999). São Paulo: Universidade de São Paulo, (Tese de Doutorado em Geografia Humana), 316f, 1999.
INCRA. SICAR - Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural. Disponível em
https://www.car.gov.br/#/ Acesso em 20 de outubro de 2020.
LEITE, José Ferrari. A ocupação do Pontal do Paranapanema. São Paulo: Editora Hucitec, 1998. 202p.
MAPBIOMAS. Mapa de uso e cobertura da terra. Disponível em https://brasil.mapbiomas.org/ Acesso em 20 de dezembro de 2022.
MONBEIG, Pierre. Pioneiros e fazendeiros de São Paulo. São Paulo: Editora Hucitec; Editora Polis, 1984. 392p.
MOROZ-CACCIA GOUVEIA, Isabel C. Tutorial – Mapa de Fragilidade Ambiental no ArcGIS. Material didático elaborado para a disciplina de Pós-Graduação “Geomorfologia Aplicada ao Planejamento Ambiental, FCT/UNESP, Presidente Prudente, 2015.
PASSOS, Messias M. dos. A paisagem do Pontal do Paranapanema – uma apreensão geocartográfica. In: Acta Scientiarum Social Sciences. Maringá, v. 26, n. 1, p. 177-189, 2004.
PIMENTA, João Paulo de O. Apropriação do relevo no Pontal do Paranapanema - São Paulo: subsídios para um reordenamento territorial, socioambientalmente sustentável. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2024. 222p.
ROSS, Jurandyr Luciano Sanches. O registro cartográfico dos fatos geomórficos e a questão da taxonomia do relevo. In: Revista do Departamento de Geografia-USP. São Paulo, v.6, p.17-29. 1992.
ROSS, Jurandyr L. S. Análise Empírica da Fragilidade dos Ambientes Naturais e Antropizados. In: Revista do Departamento de Geografia-USP, n°8, FFLCH-USP, São Paulo, p. 63-74, 1994.
ROSS, J. L. S.; MOROZ, I. C. Mapa Geomorfológico do estado de São Paulo escala 1:500.000. São Paulo: Laboratório de Geomorfologia, Departamento de Geografia FFLCH – USP/IPT/FAPESP: vols. I e II, São Paulo, 1997, vols I e II.
ROSSI, Marcio. Mapa pedológico do Estado de São Paulo: revisado e ampliado. São Paulo: Instituto Florestas, 2017.
TOPODATA. Banco de dados Geomorfométricos do Brasil. Disponível em http://www.dsr.inpe.br/topodata/ Acesso em 14 de novembro de 2022.
TROMBETA, L. R; et al. Análise da Fragilidade Ambiental Potencial Emergente do relevo da Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Pontal do Paranapanema, São Paulo, Brasil. Caderno Prudentino de Geografia. FCT/UNESP, v. Especial, n° 36. 2014.








