TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO APLICADAS PARA ANÁLISE TEMPORAL DO MICROCLIMA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO DO PEQUIÁ, MARANHÃO

GEOPROCESSING TECHNIQUES APPLIED FOR TEMPORAL ANALYSIS OF THE MICROCLIMATE IN THE PEQUIÁ STREAM WATERSHED, MARANHÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v44i1.78032

Resumo

A supressão da vegetação, o incremento das atividades antrópicas sem as medidas de mitigação necessárias e as alterações climáticas ocorridas ao longo dos anos têm sido importantes indicadores da degradação ambiental, implicando diretamente na qualidade de vida e na saúde da população. Diante do avanço tecnológico e do aprimoramento das técncias de geoprocessamento, avaliar essas alterações está se tornando um importante instrumento norteador de políticas públicas, principalmente pela possibilidade das análises temporais por meio do Sensoriamento Remoto (SR). Nesse sentido, o presente estudo analisou, por meio de imagens de satélite LANDSAT-5 e 8 em dois períodos distintos - 1984 e 2020 -, a relação e variação espaço temporal da temperatura superficial (Land Surface Temperature - LST) com o Normalized Difference Vegetation Index (NDVI) na bacia hidrográfica do córrego do Pequiá, inserida nos municípios de Açailândia, São Francisco do Brejão e João Lisboa, estado do Maranhão (MA), sendo verificado que a supressão da vegetação, impulsionada pelos 36 anos de atividades antrópicas intensas e sem o monitoramento adequado, alterou a dinâmica da floresta em diversos pontos da bacia, ocasionando no aumento médio da LST de 4 ºC, sendo possível concluir que existe no local a necessidade da recomposição florestal em pontos estratégicos da bacia, de forma a mitigar tais impactos. Por fim, acredita-se que os resultados aqui apresentados possam ser utilizados como subsídios aos gestores públicos do estado do MA, a fim de utilizá-los para realização do monitoramento da supressão temporal da vegetação e das mudanças climáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Alexandre Rizzo, Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Bom Jesus das Selvas, Maranhão, Brasil. feliperizzo@ifma.edu.br

Graduado em Engenharia Florestal pela UFRRJ (1999). Mestrado em Saúde Pública e Meio Ambiente pela Escola Nacional de Saúde Pública / FIOCRUZ (2015). Doutorado em Ciências Ambientais pela UNESP (2022). Professor do Instituto Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal. Engenheiro Florestal lotado no município de Bom Jesus das Selvas - MA.

Arthur Santos, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Sorocaba, São Paulo, Brasil. arthur.p.santos@unesp.br

Doutorando em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), atuando na linha de pesquisa de Geoprocessamento e Modelagem Matemática Ambiental. Mestre em Meio Ambiente e Qualidade Ambiental pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (2020) e Engenheiro Ambiental e Sanitarista pela Universidade do Oeste Paulista (2018). Durante o mestrado, atuou na área de gestão e monitoramento, desenvolvendo pesquisa na área de sensoriamento remoto voltado para análises da temperatura superficial e na formação de Ilhas de Calor Urbanas. Também trabalhou com a gestão da qualidade do ar e o monitoramento da poluição atmosférica, área em que realizou o seu estágio de docência I (Tratamento de Efluentes Gasosos) e II (Gestão da Qualidade do Ar), ambas no doutorado e pelo Programa de Aperfeiçoamento e Apoio à Docência no Ensino Superior (PAADES/UNESP). Atualmente, vem aprofundando os seus estudos na área de Inteligência Artificial (IA), com enfoque nas técnicas de Machine Learning. Possui experiência em monitoramento ambiental, conforto térmico, análises espaciais do uso da terra e tomada de decisão por meio de geotecnologias.

Darllan Collins da Cunha e Silva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP, São Paulo, Brasil. darllan.collins@unesp.br

Possui Graduação e Mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Doutorado em Ciências Ambientais pela UNESP - Campus de Sorocaba. Tem experiência na área de Engenharia Ambiental, com ênfase em Controle da Poluição do Ar, Mapeamento Cartográfico, Gestão de Bacias Hidrográficas e Indicadores Ambientais. Atuando principalmente nos seguintes temas: Indicadores Ambientais, Gestão de Recursos Hídricos, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. Tem experiência na coordenação e participação em projetos de pesquisa e extensão aprovados em empresas e IES públicas e privadas. Participou da Oficina de Elaboração e Revisão de Itens do Enade 2017 para Engenharia Ambiental. Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Sorocaba, onde ministra aulas na graduação em Engenharia Ambiental. 

Downloads

Publicado

2024-06-17

Como Citar

ALEXANDRE RIZZO, F.; SANTOS, A.; COLLINS DA CUNHA E SILVA, D. TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO APLICADAS PARA ANÁLISE TEMPORAL DO MICROCLIMA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO DO PEQUIÁ, MARANHÃO: GEOPROCESSING TECHNIQUES APPLIED FOR TEMPORAL ANALYSIS OF THE MICROCLIMATE IN THE PEQUIÁ STREAM WATERSHED, MARANHÃO. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 44, n. 1, 2024. DOI: 10.5216/bgg.v44i1.78032. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/78032. Acesso em: 21 dez. 2024.