PARASITOS GASTRINTESTINAIS EM CAPRINOS E OVINOS DA REGIÃO OESTE DO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v9i1.3681Palavras-chave:
Parasitologia, caprinosResumo
O conhecimento da epidemiologia dos endoparasitos é de importância para se promover um controle estratégico eficiente em uma região. O estudo teve como objetivo identificar endoparasitos gastrintestinais em pequenos ruminantes criados sob as condições da região oeste do Rio Grande do Norte. Variáveis epidemiológicas foram observadas durante o estudo. Mensalmente, amostras fecais de caprinos e ovinos foram coletadas e examinadas. De 501 amostras, 71,2% eram de caprinos e 25,7% de ovinos, sendo que em 49,5% dos caprinos constatou-se presença de helmintos gastrintestinais, independentemente da natureza e atividade produtiva do rebanho, não sendo comum a prática do exame do tipo OPG por parte dos criadores. Essa ocorrência em ovinos foi superior, com índice de 60,5%. Atribuiu-se a maior prevalência para a Strongyloides sp (62,3%), seguida por Haemonchus sp (16,9%), Trichostrongylus sp. (12%) e Oesophagostomum sp (9%). A maior prevalência dentre as espécies hospedeiras é para a categoria fêmea adulta. Obetiveram-se oocistos de Eimeria sp em 41,3% e 21,8% do total de caprinos e de ovinos avaliados.PALAVRAS-CHAVES: Estrongilídeos, Eimeria, Strongyloides, Trichostrongilídeos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-04-04
Como Citar
AHID, S. M. M.; SUASSUNA, A. C. D.; MAIA, M. B.; COSTA, V. M. de M.; SOARES, H. S. PARASITOS GASTRINTESTINAIS EM CAPRINOS E OVINOS DA REGIÃO OESTE DO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 1, p. 212–218, 2008. DOI: 10.5216/cab.v9i1.3681. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/3681. Acesso em: 24 nov. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).