Eficácia da moxidectina, ivermectina e albendazole contra helmintos gastrintestinais em propriedades de criação caprina e ovina no estado de Pernambuco

Autores

  • Marilene Maria de Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, Pernambuco, Brasil
  • Márcia Paula Oliveira Farias Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, Pernambuco, Brasil
  • Edenilze Teles Romeiro Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, Pernambuco, Brasil
  • Débora Rochelly Alves Ferreira Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, Pernambuco, Brasil
  • Leucio Câmara Alves Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, Pernambuco, Brasil
  • Maria Aparecida da Gloria Faustino Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, Pernambuco, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v11i1.1103

Palavras-chave:

parasitologia animal

Resumo

valiou-se a eficácia de produtos anti-helmínticos à base de moxidectina, ivermectina e albendazole em propriedades de criação caprina e ovina, localizadas em municípios pertencentes ao estado de Pernambuco. Os animais eram de ambos os sexos, idades e raças variadas, criados em sistema semi-intensivo e intensivo. A eficácia dos produtos foi avaliada pelo teste de redução do número de ovos por grama de fezes e calculada pela fórmula: %eficácia = 1- [(OPG médio pós-tratamento/OPG médio antes do tratamento)] x 100, indicando ineficácia com índice inferior a 95%. A moxidectina mostrou-se eficiente tanto em propriedade de criação caprina como ovina, a ivermectina apresentou melhor desempenho nos ovinos, enquanto o albendazole não foi eficaz para nenhuma das duas espécies. O gênero Haemonchus foi o mais prevalente nas coproculturas.

PALAVRAS-CHAVES: Anti-helmíntico, caprino, ovino, Pernambuco, resistência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-04-01

Como Citar

LIMA, Marilene Maria de; FARIAS, Márcia Paula Oliveira; ROMEIRO, Edenilze Teles; FERREIRA, Débora Rochelly Alves; ALVES, Leucio Câmara; FAUSTINO, Maria Aparecida da Gloria. Eficácia da moxidectina, ivermectina e albendazole contra helmintos gastrintestinais em propriedades de criação caprina e ovina no estado de Pernambuco. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 94–100, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i1.1103. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1103. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Medicina Veterinária