VERMINOSE EM CAPRINOS E OVINOS MANTIDOS EM PASTAGENS DE Panicum maximum Jacq. NO PERÍODO CHUVOSO DO ANO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v11i4.507Palavras-chave:
Parasitologia AnimalResumo
O objetivo deste trabalho foi o de avaliar a verminose em caprinos e ovinos mantidos em pastagens de Panicum maximum Jacq. na época chuvosa do ano. Quantificaram-se a densidade de massa seca (MS) dos diferentes estratos (0-15, 15-30 e acima de 30 cm) da pastagem e a contaminação da forragem por larvas infectantes de nematódeos gastrintestinais (L3). Os quarenta animais foram submetidos a exames coprológicos mensais (OPG e coprocultura) no período chuvoso do ano. O experimento foi realizado em Barreiras, BA, sendo delineado em parcelas subdivididas distribuídas ao acaso, com dez repetições na pastagem e vinte nos animais, de outubro de 2003 a março de 2004, ao passo que as amostragens ocorreram nos meses de dezembro a fevereiro. O número total de larvas infectantes/kg MS não variou com o estrato, obtendo-se a média de 22,2 L3/kg MS. Na forragem, identificaram-se larvas L3 de Haemonchus sp. e Trichostrongylus sp., refletindo os resultados das coproculturas. Caprinos apresentaram maior contagem de OPG (2602) do que os ovinos (865), demandando maiores cuidados sanitários.PALAVRAS-CHAVES: Coprocultura, massa seca, nematódeos, OPG.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-12-20
Como Citar
QUADROS, D. G. de; SOBRINHO, A. G. da S.; RODRIGUES, L. R. de A.; OLIVEIRA, G. P. de; XAVIER, C. P.; ANDRADE, A. P.; CUNHA, M. L. de C. S. e; FEITOSA, J. V. VERMINOSE EM CAPRINOS E OVINOS MANTIDOS EM PASTAGENS DE Panicum maximum Jacq. NO PERÍODO CHUVOSO DO ANO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 4, p. 751–759, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i4.507. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/507. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).