ANTICORPOS CONTRA O HERPESVÍRUS BOVINO TIPO 1 (BoHV-1) NAS DEZ REGIÕES DE PLANEJAMENTO DO ESTADO DE GOIÁS, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v11i4.6318Palavras-chave:
Sanidade AnimalResumo
Este estudo investigou a presença e o título de anticorpos contra o herpesvírus bovino tipo 1 (BoHV-1) em bovinos em idade de abate pertencentes às dez regiões de planejamento do Estado de Goiás. Para tanto, 660 amostras de soro foram colhidas em frigoríficos sob inspeção federal e submetidas à pesquisa de anticorpos neutralizantes pelo teste de vírus-neutralização. Os resultados mostraram que 84,5% das amostras de soro foram reagentes para o BoHV-1, ao passo que as análises regionalizadas detectaram índices que variaram de 63,4% a 100%. Evidenciaram-se 36,3% de animais com elevados títulos de anticorpos neutralizantes. Nesse sentido, a Região do Entorno do Distrito Federal apresentou a maior porcentagem de animais com títulos elevados (65,8%) e a Região do Sudoeste Goiano, a menor (13,6%). A ocorrência de grande número de bovinos reagentes com elevados títulos de anticorpos sugere o curso de infecções ativas ou reativadas nesses animais.PALAVRAS-CHAVES: Anticorpos, BoHV-1, herpesvírus bovino tipo 1, vírus-neutralização.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-12-21
Como Citar
AFFONSO, I. B.; AMORIL, J. G.; ALEXANDRINO, B.; BUZINARO, M. da G.; MEDEIROS, A. S. R. de; SAMARA, S. I. ANTICORPOS CONTRA O HERPESVÍRUS BOVINO TIPO 1 (BoHV-1) NAS DEZ REGIÕES DE PLANEJAMENTO DO ESTADO DE GOIÁS, BRASIL. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 4, p. 892–898, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i4.6318. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/6318. Acesso em: 25 nov. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).