EFEITO DE CRIOPROTETORES IMPERMEÁVEIS SOBRE A VIABILIDADE IN VITRO DE ESPERMATOZOIDES CONGELADOS DE CAMUNDONGOS (Mus musculus) DAS LINHAGENS SWISS-ALBINA e BALB/c
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i4.1200Palavras-chave:
Sanidade animalResumo
O trabalho objetivou avaliar os efeitos dos dissacarídeos sacarose, trealose e lactose, como crioprotetores impermeáveis à membrana plasmática em diluentes para criopreservação de sêmen de camundongos. Para avaliação do sêmen utilizaram-se os seguintes parâmetros: motilidade progressiva (MOT) das células espermáticas, e a taxa de clivagem embrionária (TXCL) obtida por meio de fertilização in vitro, nas linhagens SWISS-ALBINA e BALB/c. Os tratamentos avaliados foram: S1=sacarose; S2=trealose; S3=lactose, para SWISS-ALBINA e B1=lactose; B2=trealose para BALB/c. Avaliou-se a MOT durante as seguintes etapas: descongelação (DES), centrifugação e ressuspensão no meio P-1 (CEN) e após dez minutos de incubação (10M). A MOT no S2 para a linhagem SWISS-ALBINA nas três etapas (47% no DES; 66,5% na CEN e 67,2% no 10M) foi superior (P<0,001) a S1 (32,5% no DES; 51,5% no CEN e 47,7% na 10M) e S3 (30% no DES, 46,5% na CEN e 32,7% no 10M). Na linhagem BALB/c, a MOT no B2 foi superior ao B1 (P<0,001). Em conclusão, pode-se recomendar a utilização dos dissacarídeos testados, com destaque para a trealose, na congelação rápida de sêmen de camundongos.PALAVRAS-CHAVES: Camundongo, criopreservação, dissacarídeos, sêmen.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2009-12-17
Como Citar
PIASSI, L. M.; CORCINI, C. D.; CURCIO, B. da R.; PANZARDI, A.; MARTINS, N. O.; AMADO, M. O.; VARELA JUNIOR, A. S.; LUCIA JR, T.; DESCHAMPS, J. C. EFEITO DE CRIOPROTETORES IMPERMEÁVEIS SOBRE A VIABILIDADE IN VITRO DE ESPERMATOZOIDES CONGELADOS DE CAMUNDONGOS (Mus musculus) DAS LINHAGENS SWISS-ALBINA e BALB/c. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 4, p. 1161–1170, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i4.1200. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1200. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).