INTOXICAÇÃO NATURAL DE BOVINOS LEITEIROS POR Cestrum laevigatum (SOLANACEAE) NO AGRESTE DE PERNAMBUCO – BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v14i3.13476Palavras-chave:
Sanidade AnimalResumo
Este trabalho teve por objetivo relatar um surto de intoxicação natural por Cestrum laevigatum em um rebanho leiteiro no Agreste do Estado de Pernambuco. Foram resgatadas informações epidemiológicas e clínicas. De um lote de 60 vacas, oito adoeceram e, dessas, quatro vieram a óbito e duas foram necropsiadas onde fragmentos de sistema nervoso central, fígado, vesícula biliar, baço e rim foram coletados para análise histopatológica. Foram colhidas amostras de sangue para realização de provas hematológicas e de bioquímica clínica. Os animais apresentavam apatia, tremores musculares, diminuição do apetite, desidratação em graus variados, comprometimento da dinâmica reticuloruminal, além de fezes em quantidade reduzida, ressecadas com presença de muco e estrias de sangue. Os exames laboratoriais revelaram aumento da atividade sérica da aspartatoaminotransferase e da gamaglutamiltransferase, além de hipoalbuminemia. Na necropsia evidenciou-se fígado aumentado de volume e superfície de corte com aspecto de noz-moscada além de áreas de hemorragias no coração, traqueia, abomaso, baço, intestino e bexiga; na microscopia observou-se necrose hepática centrolobular associada à hemorragia acentuada. Tais achados caracterizaram o quadro de intoxicação por Cestrum laevigatum e deram subsídios para adoção das medidas de controle e prevenção.
PALAVRAS-CHAVE: intoxicação; planta hepatotóxica; vacas de leite.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).