ESTUDO RETROSPECTIVO DE OSTEOSSARCOMA APENDICULAR EM CÃES
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v9i2.1241Palavras-chave:
Sanidade AnimalResumo
O osteossarcoma (OSA) é o tumor ósseo primário mais observado em cães. Este estudo retrospectivo, realizado entre janeiro de 2001 a junho de 2004, incluiu um total de 50 cães com OSA apendicular, 28 fêmeas e 22 machos, de diversas raças, entre 1 e 16 anos. A maioria dos cães era da raça Rottweiler (16 cães), com idade entre 5 e 9 anos e peso entre 28 e 43kg. Trinta e sete animais apresentaram o tumor em membros torácicos, e as regiões distal de rádio, distal de rádio e ulna (32%) e proximal de úmero (28%) foram as mais acometidas. Para determinar o diagnóstico, empregou-se a citologia aspirativa com agulha fina (CAAF) associada à histopatologia (29 cães). Metástases no momento da consulta foram observadas apenas em dois animais. Conclui-se que cães de meia-idade e com peso superior a 30 kg são mais predispostos ao desenvolvimento desse tumor. Os membros torácicos são mais acometidos. Metástases pulmonares raramente são detectadas no momento da consulta. Animais sem tratamento apresentam tempo de evolução após a consulta e sobrevida mais curtas. A intervenção cirúrgica associada à quimioterapia proporciona maior tempo de sobrevida.
PALAVRAS-CHAVES: Cão, estudo retrospectivo, osteossarcoma apendicular.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).