Atividades educativas não presenciais na educação infantil: uma experiência possível?
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v33i2.74864Resumo
Este relato de experiência tem como objetivo socializar as atividades educativas não presenciais desenvolvidas
com crianças de 4 a 5 anos de idade do Departamento de Educação Infantil - DEI/CEPAE/UFG. A suspensão das
atividades da Modalidade Presencial em todas as unidades acadêmicas da Universidade nos colocou o desafio de
desenvolver atividades educativas não presenciais tendo como horizonte garantir que as crianças não perdessem
os vínculos afetivos e identitários com o DEI, seus professores/as e colegas e ao mesmo tempo se apropriassem
dos diferentes conhecimentos lúdicos, estéticos e culturais mediados pelas Tecnologias Digitais da Informação e
Comunicação (TDICs), durante o período pandêmico. Para tanto, fez necessário retomar os estudos teóricos que
fundamentam o trabalho educativo do departamento e elaborar a rede temática: Arte, Literatura e Cultura
Corporal. Por fim, reafirmamos a inadequação do modelo remoto para o desenvolvimento de atividades
educativas na Educação Infantil, contudo entendemos que as atividades propostas cumpriram um papel educativo
e social relevante durante a suspensão das atividades presenciais no Departamento de Educação Infantil, qual seja,
promover a aproximação, integração e participação das crianças e suas famílias.