Da literatura para o audiovisual: uma experiência no estágio da educação infantil

Autores

  • Taynnara R. Oliveira Franco Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, taynnara.rp@gmail.com
  • Wesley Brito Magalhães Rede Municipal de Educação do município de Senador Canedo-GO, Senador Canedo, Goiás, Brasil, rofwesleybrito@gmail.com
  • Jaqueline Veloso Portela de Araújo Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, jaqueline_veloso@ufg.br
  • Kellen Jéssika Stalschus Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, kellenstalschus@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v33i2.74861

Resumo

Este trabalho corresponde a um relato de experiência ocorrido no Departamento de Educação Infantil CEPAE/UFG, em 2019. Tem-se como objetivo geral analisar o papel do estágio de Pedagogia da Faculdade de
Educação-UFG na formação dos discentes, a partir da experiência prática docente na Educação Infantil. Destaca-se a execução de um plano de ensino que visou promover a criatividade e liberdade expressiva e corporal por meio
da literatura e produção de um vídeo, envolvendo o poema “O apanhador de desperdícios” de Manoel de Barros.
A fundamentação teórico-metodológica pauta-se na perspectiva histórico-cultural. Os procedimentos
metodológicos correspondem a observação participante, análise documental e entrevistas. Por fim, reconhece-se
o estágio como eixo central e articulador das disciplinas do curso de Pedagogia, bem como um espaço social de
construção de conhecimentos, que promove uma visão ampliada e qualificada sobre a profissão docente,
superando a fragmentação entre teoria e prática.

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Biografia do Autor

Taynnara R. Oliveira Franco, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, taynnara.rp@gmail.com

Bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás – FAPEG. Mestranda em Educação pelo
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás. Especialista em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Sul-Americana (2016). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da UFG (2019). Graduada em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas, pela Faculdade Sul-Americana (2014). É membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Geografia da Infância e Escolar nos Anos Iniciais (GPEGIEA). É membro do Grupo Didaktiké: Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas.

Wesley Brito Magalhães, Rede Municipal de Educação do município de Senador Canedo-GO, Senador Canedo, Goiás, Brasil, rofwesleybrito@gmail.com

Professor efetivo da Rede Municipal de Educação do município de Senador Canedo-GO. Mestrando em
Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás. Especialista em Letramento Informacional pela Faculdade de Informação e Comunicação da UFG. Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Educação da UFG. É membro do Grupo Didaktiké: Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas.

Jaqueline Veloso Portela de Araújo, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, jaqueline_veloso@ufg.br

Pedagoga e Metre em Educação pela Universidade Federal de Goiás, Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.

Kellen Jéssika Stalschus, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, kellenstalschus@gmail.com

Professora Bolsista do Departamento de Educação Infantil (DEI/CEPAE/UFG). Mestranda em Ensino na
Educação Básica pelo PPGEEB da Universidade Federal de Goiás.. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da UFG (2017). É membro do GEPEI: Grupo de Estudos e Pesquisas em Infância do
(DEI/CEPAE/UFG).

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

FRANCO, T. R. O.; MAGALHÃES, W. B.; ARAÚJO, J. V. P. de; STALSCHUS, K. J. Da literatura para o audiovisual: uma experiência no estágio da educação infantil. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 33, n. 2, p. 64–76, 2022. DOI: 10.5216/rp.v33i2.74861. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/74861. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Experiências didático-pedagógicas no estágio supervisionado na educação infantil