Da literatura para o audiovisual: uma experiência no estágio da educação infantil

Autores/as

  • Taynnara R. Oliveira Franco Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, taynnara.rp@gmail.com
  • Wesley Brito Magalhães Rede Municipal de Educação do município de Senador Canedo-GO, Senador Canedo, Goiás, Brasil, rofwesleybrito@gmail.com
  • Jaqueline Veloso Portela de Araújo Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, jaqueline_veloso@ufg.br
  • Kellen Jéssika Stalschus Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, kellenstalschus@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v33i2.74861

Resumen

Este trabajo corresponde a un relato de experiencia, que se llevó a cabo en el Departamento de Educación InfantilCEPAE/UFG, en 2019. Su objetivo general es analizar el papel de la práctica supervisada de Pedagogía de la
Facultad de Educación-UFG en la formación de estudiantes, a partir de la experiencia práctica docente en
Educación Infantil. Destacamos la ejecución de un plan de enseñanza que tuvo como objetivo promover la
creatividad y la libertad expresiva y corporal a través de la producción literaria y de video, involucrando el poema
“O apanhador de desperdícios”, de Manoel de Barros. El fundamento teórico-metodológico se fundamenta en la
perspectiva histórico-cultural. Los procedimientos metodológicos corresponden a observación participante,
análisis documental y entrevistas. Finalmente, la pasantía es reconocida como el eje central y articulador de las
asignaturas del curso de Pedagogía, así como un espacio social para la construcción del conocimiento, que
promovió una visión ampliada y cualificada de lo que es la profesión docente, superando la fragmentación entre
teoría y práctica.

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Biografía del autor/a

Taynnara R. Oliveira Franco, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, taynnara.rp@gmail.com

Bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás – FAPEG. Mestranda em Educação pelo
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás. Especialista em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Sul-Americana (2016). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da UFG (2019). Graduada em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas, pela Faculdade Sul-Americana (2014). É membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Geografia da Infância e Escolar nos Anos Iniciais (GPEGIEA). É membro do Grupo Didaktiké: Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas.

Wesley Brito Magalhães, Rede Municipal de Educação do município de Senador Canedo-GO, Senador Canedo, Goiás, Brasil, rofwesleybrito@gmail.com

Professor efetivo da Rede Municipal de Educação do município de Senador Canedo-GO. Mestrando em
Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás. Especialista em Letramento Informacional pela Faculdade de Informação e Comunicação da UFG. Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Educação da UFG. É membro do Grupo Didaktiké: Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas.

Jaqueline Veloso Portela de Araújo, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, jaqueline_veloso@ufg.br

Pedagoga e Metre em Educação pela Universidade Federal de Goiás, Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.

Kellen Jéssika Stalschus, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, kellenstalschus@gmail.com

Professora Bolsista do Departamento de Educação Infantil (DEI/CEPAE/UFG). Mestranda em Ensino na
Educação Básica pelo PPGEEB da Universidade Federal de Goiás.. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da UFG (2017). É membro do GEPEI: Grupo de Estudos e Pesquisas em Infância do
(DEI/CEPAE/UFG).

Publicado

2022-12-27

Cómo citar

FRANCO, T. R. O.; MAGALHÃES, W. B.; ARAÚJO, J. V. P. de; STALSCHUS, K. J. Da literatura para o audiovisual: uma experiência no estágio da educação infantil. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 33, n. 2, p. 64–76, 2022. DOI: 10.5216/rp.v33i2.74861. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/74861. Acesso em: 27 jul. 2024.