Qualidade Social da educação na primeiríssima infância: docência em foco

Autores

  • Dilma Antunes Silva Universidade Federal de São Paulo )Unifesp), São Paulo, São Paulo, Brasil, dilmasilva7@hotmail.com
  • Rodnei Pereira Universidade Paulista, São Paulo, Brasil, rodneipereira@uol.com.br
  • Antonio Carlos Caruso Ronca Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, (PUC-SP) , São Paulo, São Paulo, Brasil, accronca@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v33i1.74594

Resumo

Este artigo analisa as concepções, as potencialidades e os desafios específicos da docência na educação infantil,
sob o enfoque da qualidade social da educação. Para tanto, busca entrelaçar as vozes de professoras e
coordenadoras pedagógicas que atuam na rede municipal de ensino paulistana com as vozes presentes em
documentos oficiais em vigor. Como procedimento de coleta de dados, empregou-se análise documental e
entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados busca inspiração na Análise de Conteúdo. Os resultados
assinalam, entre outros aspectos, a importância de legitimar indicadores de qualidade (social) construídos com a
participação das educadoras que atuam na primeiríssima infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dilma Antunes Silva, Universidade Federal de São Paulo )Unifesp), São Paulo, São Paulo, Brasil, dilmasilva7@hotmail.com

Doutora em Educação pela PUC-SP. Professora EBTT na Unifesp. E-mail: dilmasilva7@hotmail.com.

Rodnei Pereira, Universidade Paulista, São Paulo, Brasil, rodneipereira@uol.com.br

Doutor em Educação pela PUC-SP. Professor na Universidade Paulista. E-mail: rodneipereira@uol.com.br

Antonio Carlos Caruso Ronca, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, (PUC-SP) , São Paulo, São Paulo, Brasil, accronca@gmail.com

Professor Titular no Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação, da PUC-SP. E-mail: accronca@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-11-23

Como Citar

SILVA, D. A.; PEREIRA, R.; RONCA, A. C. C. Qualidade Social da educação na primeiríssima infância: docência em foco. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 33, n. 1, p. 44–61, 2022. DOI: 10.5216/rp.v33i1.74594. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/74594. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Políticas públicas: propostas formativas, metodologias e avaliação