Qualidade Social da educação na primeiríssima infância: docência em foco

Autores/as

  • Dilma Antunes Silva Universidade Federal de São Paulo )Unifesp), São Paulo, São Paulo, Brasil, dilmasilva7@hotmail.com
  • Rodnei Pereira Universidade Paulista, São Paulo, Brasil, rodneipereira@uol.com.br
  • Antonio Carlos Caruso Ronca Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, (PUC-SP) , São Paulo, São Paulo, Brasil, accronca@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v33i1.74594

Resumen

Este artigo analisa as concepções, as potencialidades e os desafios específicos da docência na educação infantil,
sob o enfoque da qualidade social da educação. Para tanto, busca entrelaçar as vozes de professoras e
coordenadoras pedagógicas que atuam na rede municipal de ensino paulistana com as vozes presentes em
documentos oficiais em vigor. Como procedimento de coleta de dados, empregou-se análise documental e
entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados busca inspiração na Análise de Conteúdo. Os resultados
assinalam, entre outros aspectos, a importância de legitimar indicadores de qualidade (social) construídos com a
participação das educadoras que atuam na primeiríssima infância.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Dilma Antunes Silva, Universidade Federal de São Paulo )Unifesp), São Paulo, São Paulo, Brasil, dilmasilva7@hotmail.com

Doutora em Educação pela PUC-SP. Professora EBTT na Unifesp. E-mail: dilmasilva7@hotmail.com.

Rodnei Pereira, Universidade Paulista, São Paulo, Brasil, rodneipereira@uol.com.br

Doutor em Educação pela PUC-SP. Professor na Universidade Paulista. E-mail: rodneipereira@uol.com.br

Antonio Carlos Caruso Ronca, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, (PUC-SP) , São Paulo, São Paulo, Brasil, accronca@gmail.com

Professor Titular no Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação, da PUC-SP. E-mail: accronca@gmail.com.

Publicado

2022-11-23

Cómo citar

SILVA, D. A.; PEREIRA, R.; RONCA, A. C. C. Qualidade Social da educação na primeiríssima infância: docência em foco. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 33, n. 1, p. 44–61, 2022. DOI: 10.5216/rp.v33i1.74594. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/74594. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê Políticas públicas: propostas formativas, metodologias e avaliação