Aprendizagem de função quadrática: uma proposta com auxílio do software Geogebra

Autores

  • Samuel Lopes Cerqueira Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC.
  • Rogério Fernando Pires Universidade Federal de Uberlândia – UFU.
  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v30i2.65110

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de intervenção de ensino com o auxílio do software Geogebra para a aprendizagem de função quadrática no 9º ano do Ensino Fundamental. O referencial teórico foi pautado nas ideias da teoria dos Registros de Representação de Raymond Duval, no tocante à articulação entre diferentes formas de registros. A metodologia consiste na elaboração de uma proposta de intervenção de ensino, na qual se apresenta uma abordagem de função quadrática com o auxílio do software Geogebra, à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Com isso, a proposta de intervenção visa um maior entendimento do conceito de função quadrática e a busca por uma apreensão global do conteúdo, a fim de que os estudantes possam dar prosseguimento aos seus estudos com um bom embasamento do conteúdo de função quadrática.

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Publicado

2020-08-19

Como Citar

LOPES CERQUEIRA, S.; PIRES, R. F.; DE FREITAS MADRUGA, Z. E. Aprendizagem de função quadrática: uma proposta com auxílio do software Geogebra. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 30, n. 2, p. 138–157, 2020. DOI: 10.5216/rp.v30i2.65110. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/65110. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Tecnologias digitais e ensino na educação básica