Aprendizagem de função quadrática: uma proposta com auxílio do software Geogebra

Autores/as

  • Samuel Lopes Cerqueira Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC.
  • Rogério Fernando Pires Universidade Federal de Uberlândia – UFU.
  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v30i2.65110

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de intervenção de ensino com o auxílio do software Geogebra para a aprendizagem de função quadrática no 9º ano do Ensino Fundamental. O referencial teórico foi pautado nas ideias da teoria dos Registros de Representação de Raymond Duval, no tocante à articulação entre diferentes formas de registros. A metodologia consiste na elaboração de uma proposta de intervenção de ensino, na qual se apresenta uma abordagem de função quadrática com o auxílio do software Geogebra, à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Com isso, a proposta de intervenção visa um maior entendimento do conceito de função quadrática e a busca por uma apreensão global do conteúdo, a fim de que os estudantes possam dar prosseguimento aos seus estudos com um bom embasamento do conteúdo de função quadrática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-08-19

Cómo citar

LOPES CERQUEIRA, S.; PIRES, R. F.; DE FREITAS MADRUGA, Z. E. Aprendizagem de função quadrática: uma proposta com auxílio do software Geogebra. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 30, n. 2, p. 138–157, 2020. DOI: 10.5216/rp.v30i2.65110. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/65110. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Tecnologias digitais e ensino na educação básica