El contexto histórico y cultural y su influencia en la alfabetización mediática
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v30i2.65101Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância do contexto cultural e histórico na formação do sujeito e a construção de sua subjetividade, bem como sua influência no processo de alfabetização midiática e sua ação transformadora na sociedade. Incorpora os conceitos da psicologia socio-histórica e os postulados teóricos de Vygotsky. É um estudo teórico, baseado em Bock, Furtado e Teixeira (2002), Teixeira (2002), Vygotsky (1995), Hernández (2006), González Rey (1997), Tejedor y Perceval (2008) e Pérez Tornero (2000). Os conceitos se articulam a partir do processo de construção do conhecimento e da alfabetização midiática, tendo em conta a cultura deste novo contexto midiático e as demandas da sociedade contemporânea. Em conclusão, compreendemos que a “alfabetização midiática” é um conceito subjetivo que ultrapassa a dimensão técnica e operativa, envolvendo os aspectos cognitivos e metacognitivos do sujeito, assim como o contexto cultural no qual está inserido.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-08-19
Como Citar
SANTOS GUIMARÃES CARVALHO, I.; GUIMARÃES FARIA, J. El contexto histórico y cultural y su influencia en la alfabetización mediática. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 30, n. 2, p. 37–48, 2020. DOI: 10.5216/rp.v30i2.65101. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/65101. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: Tecnologias digitais e ensino na educação básica
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).