Da literatura para o audiovisual: uma experiência no estágio da educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v33i2.74861Resumo
Este trabalho corresponde a um relato de experiência ocorrido no Departamento de Educação Infantil CEPAE/UFG, em 2019. Tem-se como objetivo geral analisar o papel do estágio de Pedagogia da Faculdade de
Educação-UFG na formação dos discentes, a partir da experiência prática docente na Educação Infantil. Destaca-se a execução de um plano de ensino que visou promover a criatividade e liberdade expressiva e corporal por meio
da literatura e produção de um vídeo, envolvendo o poema “O apanhador de desperdícios” de Manoel de Barros.
A fundamentação teórico-metodológica pauta-se na perspectiva histórico-cultural. Os procedimentos
metodológicos correspondem a observação participante, análise documental e entrevistas. Por fim, reconhece-se
o estágio como eixo central e articulador das disciplinas do curso de Pedagogia, bem como um espaço social de
construção de conhecimentos, que promove uma visão ampliada e qualificada sobre a profissão docente,
superando a fragmentação entre teoria e prática.