El contexto histórico y cultural y su influencia en la alfabetización mediática

Autores

  • Isamélia Santos Guimarães Carvalho Doctoranda en Educación por la Facultad de Ciencias de la Educación – Universidad Autónoma de Barcelona
  • Juliana Guimarães Faria Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (FL/UFG)

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v30i2.65101

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância do contexto cultural e histórico na formação do sujeito e a construção de sua subjetividade, bem como sua influência no processo de alfabetização midiática e sua ação transformadora na sociedade. Incorpora os conceitos da psicologia socio-histórica e os postulados teóricos de Vygotsky. É um estudo teórico, baseado em Bock, Furtado e Teixeira (2002), Teixeira (2002), Vygotsky (1995), Hernández (2006), González Rey (1997), Tejedor y Perceval (2008) e Pérez Tornero (2000). Os conceitos se articulam a partir do processo de construção do conhecimento e da alfabetização midiática, tendo em conta a cultura deste novo contexto midiático e as demandas da sociedade contemporânea. Em conclusão, compreendemos que a “alfabetização midiática” é um conceito subjetivo que ultrapassa a dimensão técnica e operativa, envolvendo os aspectos cognitivos e metacognitivos do sujeito, assim como o contexto cultural no qual está inserido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isamélia Santos Guimarães Carvalho, Doctoranda en Educación por la Facultad de Ciencias de la Educación – Universidad Autónoma de Barcelona

Máster en Comunicación y Educación, por la Universidad Autónoma de Barcelona (UAB) y Doctoranda en Educación por la Facultad de Ciencias de la Educación – Universidad Autónoma de Barcelona.

Juliana Guimarães Faria, Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (FL/UFG)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (FL/UFG).

Publicado

2020-08-19

Como Citar

SANTOS GUIMARÃES CARVALHO, I.; GUIMARÃES FARIA, J. El contexto histórico y cultural y su influencia en la alfabetización mediática. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 30, n. 2, p. 37–48, 2020. DOI: 10.5216/rp.v30i2.65101. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/65101. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Tecnologias digitais e ensino na educação básica